About the Journal
Cadernos do Desenvolvimento é uma publicação científica quadrimestral, do Centro Internacional Celso Furtado de Políticas para o Desenvolvimento, destinada a divulgar artigos que tenham como foco o tema do desenvolvimento em suas diferentes dimensões (econômica, política, social, institucional, histórica, territorial, cultural, ambiental, jurídica, no plano das relações internacionais etc.), em sintonia com as preocupações registradas na obra e na trajetória de Celso Furtado. A revista possui fluxo contínuo para recepção dos artigos, que após a submissão são remetidos a pareceristas externos no sistema double-blinded-review.
e-ISSN: 2447-7532 | ISSN: 1809-8606 | Ano de criação: 2006 - impresso, 2009 - eletrônico | Área do conhecimento: Economia | Qualis: A3 (2017-2020)
Próximas edições:
n. 38 (maio-ago. 2024) - “A Constituição Federal de 1988: origens, trajetória e perspectiva nos seus trinta e cinco anos”
Orgs.: Andrei Koerner, Mariele Troiano e Ozias Paese Neves
Publicação: 2025.
n. 39 (set.-dez. 2024) - Tema Livre | Fluxo contínuo
n. 40 (jan.-abr. 2025) - “Capitalismo de plataformas, regulação e desenvolvimento”
Orgs.: César Ricardo Bolaño, Helena Martins Barreto e Jonas Valente
Publicação: 2025.
n. 41 (maio-ago. 2025) - “Democracia, desenvolvimento e sua articulação na história do pensamento econômico, político e social brasileiro”
Orgs.: Carla Curty e Jaime León
Publicação: 2025.
Current Issue

Este dossiê reúne contribuições que abordam as transformações nas políticas de emprego em um contexto de neoliberalismo, especialmente após as mudanças do final do século XX, que reduziram a proteção social ao trabalhador, como no caso do seguro-desemprego. Se, por um lado, a estratégia europeia atual busca facilitar a reintegração dos trabalhadores ao mercado, conciliando flexibilização das normas trabalhistas com segurança social básica; por outro, nas periferias capitalistas, desafios como a heterogeneidade do mercado de trabalho limitam a eficácia dessas políticas; e, por todo mundo, novas dinâmicas, como a economia de plataformas e o teletrabalho, complicam a implementação de políticas públicas, a crescente participação das mulheres no mercado e a reavaliação da divisão sexual do trabalho são fatores adicionais a considerar etc. Desta forma, este volume reúne artigos que explorem esses tópicos, promovendo um diálogo interdisciplinar sobre os desafios contemporâneos das políticas de emprego e as diversas formas de desigualdade no mundo do trabalho.
Full Issue
Expediente
Entrevistas
Dossiê "Políticas de emprego e desenvolvimento”