Desigualdade salarial entre o professor da rede pública e demais profissionais assalariados com mesmo nível de escolaridade:

Perspectivas da teoria do desenvolvimento e de políticas públicas de valorização

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/2148384.2025.772

Palavras-chave:

Teorias do Desenvolvimento, Desigualdade Salarial, Valorização do Professor, Políticas Públicas

Resumo

Neste trabalho, as teorias do desenvolvimento mostram uma perspectiva do crescimento econômico e da qualidade de vida das pessoas, inclusive com percepções distintas sobre o acúmulo de riqueza. Em meio às transformações do capitalismo e precarização do sistema de ensino, os professores da rede pública foram alvo de injustiças em relação a valorização salarial se comparada a outros profissionais assalariados com mesmo nível de escolaridade. As políticas públicas educacionais estabeleceram mudanças significativas a partir da Constituição Federal de 1988, voltadas à valorização docente. A metodologia foi delineada em estudo bibliográfico e documental, abordagem quanti-qualitativa, a partir de dados pertinentes que debatem a temática. Para tanto, o objetivo desse estudo é analisar as políticas públicas de valorização do profissional do magistério da rede pública de educação básica do país entre os anos de 1995 a 2022. Os resultados destacam a importância da participação estatal para ocorrer essa valorização.

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Biografia do Autor

Philipe Lira de Carvalho, Universidade Federal do Tocantins

Doutorando em Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal do Tocantins. Mestre em Gestão de Políticas Públicas e graduado em Direito pela Universidade Federal do Tocantis; graduado em Pedagogia pela Faculdade Intervale, em Segurança Pública pela Universidade Estadual do Tocantins.

Nilton Marques de Oliveira, Universidade Federal do Tocantins

Professor Associado da Universidade Federal do Tocantins, Campus Palmas. Doutor em Desenvolvimento Regional e Agronegócio pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Mestre em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa; graduado em Economia pela Universidade Estadual de Maringá.

Mônica Aparecida da Rocha Silva, Universidade Federal do Tocantins

Professor Associada da Universidade Federal do Tocantis, Campus de Palmas. Doutora em Ciências Sociais pela Universidade de Brasília; Mestre em Integração da América Latina pela Universidade de São Paulo; graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Goiás.

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Publicado

20-10-2025

Como Citar

Lira de Carvalho, P., Marques de Oliveira, N., & da Rocha Silva, M. A. (2025). Desigualdade salarial entre o professor da rede pública e demais profissionais assalariados com mesmo nível de escolaridade: : Perspectivas da teoria do desenvolvimento e de políticas públicas de valorização. Cadernos Do Desenvolvimento, 1–29. https://doi.org/10.29327/2148384.2025.772

Edição

Seção

Artigos