Desigualdade salarial entre o professor da rede pública e demais profissionais assalariados com mesmo nível de escolaridade:
Perspectivas da teoria do desenvolvimento e de políticas públicas de valorização
DOI:
https://doi.org/10.29327/2148384.2025.772Palavras-chave:
Teorias do Desenvolvimento, Desigualdade Salarial, Valorização do Professor, Políticas PúblicasResumo
Neste trabalho, as teorias do desenvolvimento mostram uma perspectiva do crescimento econômico e da qualidade de vida das pessoas, inclusive com percepções distintas sobre o acúmulo de riqueza. Em meio às transformações do capitalismo e precarização do sistema de ensino, os professores da rede pública foram alvo de injustiças em relação a valorização salarial se comparada a outros profissionais assalariados com mesmo nível de escolaridade. As políticas públicas educacionais estabeleceram mudanças significativas a partir da Constituição Federal de 1988, voltadas à valorização docente. A metodologia foi delineada em estudo bibliográfico e documental, abordagem quanti-qualitativa, a partir de dados pertinentes que debatem a temática. Para tanto, o objetivo desse estudo é analisar as políticas públicas de valorização do profissional do magistério da rede pública de educação básica do país entre os anos de 1995 a 2022. Os resultados destacam a importância da participação estatal para ocorrer essa valorização.
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