A governança das plataformas digitais:

uma nota metodológica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/2148384.2025.829

Palavras-chave:

Economia da Informação, Economia dos Contratos, Instituições, Opacidade

Resumo

Este texto propõe-se em fornecer os pressupostos metodológicos e epistemológicas para escolher os instrumentos adequados a fim de implementar uma análise econômica dos mercados ligadas às plataformas digitais. Propositalmente, a análise se restringe à dimensão mesoeconômica. Em um primeiro tempo, mostrarei porque o conceito de governança fornece ferramentas adequadas para estudar esses mercados. Em um segundo tempo, estudarei em detalhe os mecanismos elaborados por Williamson e mostrarei em que medida eles constituem ferramentas adequadas; utilizarei igualmente os resultados formulados por Akerlof, Grossman e Stiglitz. Em uma terceira parte, à luz dessas escolhas metodológicas, implementarei uma análise mais “concreta” desses mercados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alain Herscovici, Univeridade Federal do Espírito Santo

Professor Titular da Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas, Departamento de Economia. Doutor e graduado em Economia pela Université de Picardie; Doutor e Mestre em Economia pela Université Paris 1 Pantheón-Sorbonne; graduado em Administração pela École Supérieure de Commerce D'amiens.

Referências

ABATE, C.; et al. The intersection between competition and data privacy. OECD Roundtables on Competition Policy Papers, n. 310, 2024. DOI: https://doi.org/10.1787/20758677.

AKERLOF, G. The Market for “Lemons”: Qualitative Uncertainty and the Market Mechanism. Quarterly Journal of Economics, n. 89, Aug. 1970.

BARZEL, Y. Economic analysis of property rights. Cambridge: Cambridge University Press, 1997.

BAULMOL, W. J. Contestable Markets: An Uprising in the Theory of Industry Structure. American Economic Review, v. 72, n. 1, p. 1–15, Mar. 1982.

BOLAÑO; C.; MARTINS, H. Para uma crítica da economia política das plataformas digitais: a configuração da nova estrutura de mediação social na transição do sistema global de cultura e suas características, no publicado. 2024. [S. n. t.].

BOWLES, S.; GINTIS, H. Gintis. Social capital and community governance. SFI Working Paper, 2001-01-003, 2001. Available: https://santafe.edu/research/results/working-papers/social-capital-and-community-governance. Accessed: 1st July 2004.

BOYER, R. La Théorie de la régulation: une analyse critique. Paris: La Découverte, 1987.

Braudel, F. La dynamique du capitalisme. Paris: Champs Flammarion, 1985.

DUMONT, L. Homo aequalis. Genèse et épanouissement de l’idéologie économique, Paris: NRF; Gallimard, 1985.

FAMA, E. Market Efficiency, Long Term Returns and Behavioral Finance. Journal of Financial Economics, v. 49, n. 3, p. 283-306, 1988.

GAUDIN, F.; SIOUFFI, G. La vie avec 500 mots de français : un emprisonnement social qui menace de plus en plus de jeunes. Atlantico, 23 out. 2015. Disponible: https://atlantico.fr/article/decryptage/la-vie-avec-500-mots-de-francais--un-emprisonnement-social-qui-menace-de-plus-en-plus-de-jeunes-gilles-siouffi-francois-gaudin. Consulté: 21 Jui. 2023.

GROSSMAN, S. J.; STIGLITZ, J. E. Information and Competitive Price System. The American Economic Review, v. 66, 2 May 1976.

GROSSMAN, S. J.; STIGLITZ, J. E. On the Impossibility of Informationally Efficient Markets. The American Economic Review, v. 70, n. 3, p. 393-408, June 1980.

HERSCOVICI, A. Informação, Conhecimento e Direitos de Propriedade Intelectual: os limites dos mecanismos de mercado e das modalidades de negociação privada. A contribuição de Williamson à análise dos Direitos de Propriedade Intelectual. Economia e Sociedade, Campinas (SP), v. 21, p. 54-72, 2012.

HERSCOVICI, A. Economia de redes, externalidades e estruturas de mercado: o conceito de concorrência qualitativa. Revista Brasileira de Inovação, v. 12, p. 87-125, 2013.

HERSCOVICI, A. Essays on the Historicity of Capital. New York: Palgrave Macmillan, 2019.

HERSCOVICI, A. Big Data, rastreabilidade e assimetrias de informação: opacidade, ingerência e democracia. Revista Nova Economia, Belo Horizonte, v. 31, n. 3, 2021.

HERSCOVICI, A. Value, Historicity and Economic Epistemology. An Archaeology of Economic Science. New York: Palgrave macmillan, 2023.

HERSCOVICI, A. The historicity of economic sciences: the main epistemological ruptures. Journal Of Philosophical Economics, v. XVII, p. 119-155, 2024a.

HERSCOVICI, A. From the Enlightenment to 'illiberal' capitalism: the new configurations of the capitalist system. Economic Philosophy International Conference, 7th. 2024b. [S. n. t.].

Hodgson, G. What Are Institutions? Journal of Economic Issues, v. XL, n. 1, Mar. 2006.

KATZ, M. L.; SHAPIRO, C. Network Externalities, Competition and Compatibility. American Economic Review, v. 75, n. 3, 1985.

LANCASTER, K. A New Approach to Consumer Theory. Journal of Political Economy, v. 74, n. 2, p. 132-157, 1966.

ORLÉAN, A. L’empire de la valeur. Refonder l’Économie. Paris: Seuil, 2011.

OSTROM, E. Governing the Commons: The Evolution of Institutions for Collective Actions. Cambridge: Cambridge University Press, 1990.

OSTROM, E.; HESS, C. A framework for analyzing the knowledge commons. In: HESS, C. A; OSTROM, E. (Org.). Understanding knowledge as a commons. Cambridge ; London: The MIT Press, 2007.

PERROT, A. Asymétries d´information et contrats. Problèmes Économiques. Paris, n. 2.291 - La Documentation Française, 1992.

RALLET, A. Données personnelles et empowerment des consommateurs. Paris: Université de Paris Sud, 2019.

STIGLER, G. J. The Economics of Information. The Journal of Political Economy, v. 69, n. 3, p. 213–225, Jun. 1961.

VAN DIJCK, J. Datafication, dataism and dataveillance: Big Data between scientific paradigm and ideology. Surveillance & Society, v. 12, n. 2, p. 197-208, 2014.

WILLIAMSON, O. The new institutional economics: taking stock, looking ahead. Journal of Economic Literature, v. XXXVIII, Sept. 2000.

WILLIAMSON, O. The Theory of the Firm as Governance Structure: From Choice to Contract. Journal of Economic Perspectives, v. 16, n. 3, p. 171-195, Summer 2002.

Downloads

Publicado

31-10-2025

Como Citar

Herscovici, A. (2025). A governança das plataformas digitais: : uma nota metodológica. Cadernos Do Desenvolvimento, 1–29. https://doi.org/10.29327/2148384.2025.829

Edição

Seção

Dossiê "Capitalismo de plataformas, regulação e desenvolvimento"