Mesa I - A financeirização do capitalismo e a geração de pobreza
Resumo
Abaixo o Grande Dreno Financeiro: Como a Dívida e o Consenso de Washington destroem o Desenvolvimento e Criam Pobreza - quando usada em associação com os países em desenvolvimento, a globalização é também sinônimo dos vários elementos que compõem o chamado Consenso de Washington, que não é uma aberração, mas sim uma necessidade política.
A política radical do CW tem “funcionado" muito bem, sendo uma ferramenta política e superando, de longe, o colonialismo e o clássico imperialismo quando julgada sob os critérios de eficiência, custo-benefício e invisibilidade. O Que Há de Errado com o Novo Consenso Internacional sobre Redução da Pobreza A erradicação da pobreza e, por extensão, a obtenção universal do estado pleno de bem-estar têm freqüentado a linguagem e a prática desenvolvimentista. A cooperação internacional tem se preocupado com o tema e promovido ações para o combate as desigualdades. América Latina: O Fim de uma Era As mudanças que vêm ocorrendo na América Latina nos últimos anos fazem parte de transformações que marcam uma época. Uma região dominada pelos EUA durante mais de um século rompe agora, majoritariamente, com eles. A causa mais importante da guinada regional esquerdista na América Latina tem sido em grande parte incompreendida: é o fracasso a longo prazo do crescimento econômico na região. Desenvolvimento: Uma Perspectiva Alternativa A opinião de que o atual sistema global de produção e comércio não está funcionando em benefício dos pobres na África, Ásia, América Latina e Caribe, ganha terreno. A não funcionalidade do sistema, em termos de metas humanas, induz a uma pergunta óbvia: qual seria a alternativa?
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).