A representação dos estados nas constituintes de 1946 e 1998

Autores

  • Ivo Coser Universidade Federal do Rio de Janeiro

Resumo

O objetivo deste trabalho é comparar o debate e o comportamento das bancadas dos estados nas constituintes de 1946 e 1988 no que diz respeito ao tema da representação dos estados no parlamento. Buscamos com esta análise apontar para mudanças significativas no comportamento das bancadas estaduais. O tema da distorção da representação dos estados no parlamento é debatido conjuntamente ao do pacto federativo – não ocorre uma discussão acerca da distorção da representação como um problema da relação entre eleitor e cadeiras, mas como um assunto que envolve o equilíbrio dentro de uma federação heterogênea.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ivo Coser, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professor adjunto do departamento de ciência política da UFRJ. Tem experiência na área de ciência política, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria política moderna e contemporânea, história dos conceitos, pensamento político brasileiro e iberoamericano.

Referências

Livros

ARAÚJO, T.B. Planejamento regional e relações intergovernamentais. In: AFONSO, R.; e SILVA, P. (org.). A federação em perspectiva, ensaios selecionados. São Paulo: FUNDAP, 1995.

CAMARGO, A. La federación sometida. Nacionalismo desarrollista e inestabilidad democrática. In: CARMAGNANI, M. (coord.) Federalismos latinoamericanos: México/Brasil/Argentina. México: Fondo de Cultura Economica, 1993.

CANO, W. Auge e inflexão da desconcentração econômica. In: AFONSO, R.; SILVA, P. (org.). A federação em perspectiva, ensaios selecionados. São Paulo: FUNDAP, 1995.

KINZO, M.D.A. Representação política e sistema eleitoral no Brasil. São Paulo: Ed. Símbolo, 1980.

______. Oposição e autoritarismo: gênese e trajetória do MDB. São Paulo: Vértice/IDESP, 1988.

LAMOUNIER, B. Partidos e utopias. São Paulo: Edições Loyola, 1989.

LOVE, J. Federalismo y regionalismo en Brasil, 1889-1937. In: CARMAGNANI, M. (coord.) Federalismos latinoamericanos: México/Brasil/Argentina. México: Fondo de Cultura Economica, 1993.

NICOLAU, J. Sistema eleitoral e reforma política. Rio de Janeiro: ed. Foglio, 1993.

SOUZA, M.C.C. Estados e partidos no Brasil (1930-1964). São Paulo: Editora Alfa-Omega, 1983.

VAINER, C. Regionalismos contemporâneos. In: AFFONSO, R.; e SILVA, P. (org.) A federação em perspectiva, ensaios selecionados. São Paulo: FUNDAP, 1995.

Periódicos

COSER, I. O conceito de federalismo e a ideia de interesse no Brasil do século XIX. In: Dados, Revista de Ciências Sociais, vol. 51, n°. 4, 2008.

SOARES, G.A.D. El sistema electoral y la representación de los grupos sociales en Brasil 1945-1962. In: Revista Latinoamericana de Ciencia Política, vol. II, n°. 1 (abril, 1971).

Downloads

Publicado

2018-05-25

Como Citar

Coser, I. (2018). A representação dos estados nas constituintes de 1946 e 1998. Cadernos Do Desenvolvimento, 5(7), 220–231. Recuperado de https://www.cadernosdodesenvolvimento.org.br/cdes/article/view/280

Edição

Seção

Mesa 5 - Um federalismo cooperativo no Brasil