O Brasil no século XXI e a desconstrução permanente: uma análise institucional-furtadiana da crise contemporânea
Abstract
O presente artigo procura avançar em duas problemáticas brasileiras caras ao pensamento de Celso Furtado, com o objetivo de refletir o Brasil no século XXI. A primeira parte de seu diagnóstico realizado no inicio dos anos 1990, que apontava para a “construção interrompida” do Brasil, em razão das intensas mudanças na economia internacional desde a crise da década de 1970 e o precoce interrompimento de um Estado-Nação em construção. A segunda é o entendimento do Brasil como nação subdesenvolvida, promotora de heterogeneidade social e subordinada aos centros hegemônicos, em termos tecnológicos e financeiros. Em relação a essa segunda temática, Celso Furtado brindou o pensamento estruturalista latino-americano com sua versão original da dependência; a dependência cultural.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).