Mesa 3 – Projetos Nacionais de Desenvolvimento
Abstract
Aldo Ferrer. La estrategia económica seguida en la década de 1990 reconoce sus orígenes en la aplicada por el gobierno de facto, instalado con el golpe de estado de marzo de 1976. Tal estrategia culminó en la crisis del 2001 y principios del 2002.Desde entonces hasta la actualidad, se observa una notable normalización y recuperación de la economía argentina.
Arturo Gullién. El objetivo de este texto es presentar y analizar las ideas principales de Celso Furtado en torno a la necesidad de construir y llevar a la práctica en América Latina una estrategia alternativa de desarrollo frente al neoliberalismo, que permita a los países de la región sortear los retos que plantea la globalización.
Aloizio Mercadante. Como tenho a honra e orgulho de servir este governo, quero apresentar, com base na intervenção que fiz sobre a contribuição inesgotável de Celso Furtado, algumas questões sobre o Projeto Nacional de Desenvolvimento, ancorando minha intervenção na evolução dos principais indicadores econômicos e sociais existentes hoje no país.
Marco Aurélio Garcia. As idéias de Celso Furtado estiveram presentes na América Latina e seu pensamento nos permite hoje discutir algo que parecia absolutamente fora de moda: projeto nacional de desenvolvimento. Essa expressão para muitos se transformou em palavrão; para alguns, peça arqueológica; para outros, os mais jovens, talvez algo totalmente desconhecido.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).