Problemas e políticas da saúde

Authors

  • José Carvalho de Noronha Fundação Oswaldo Cruz
  • Gastão Wagner Campos Unicamp
  • Ligia Bahia Universidade Federal do Rio de Janeiro

Abstract

José Carvalho de Noronha - Os percalços do SUS: a primeira questão se refere às políticas sociais, a quem se destinam as políticas de saúde e quais são os condicionantes decorrentes, do ponto de vista das populações brasileiras, que devem ser enfrentadas por ações e políticas de saúde.
Gastão Wagner Campos - Desafios da reforma sanitária: a crise dos sistemas públicos: a saúde é um grande desafio e só vamos garantir o direito a ela se tivermos uma ação política contra a racionalidade do funcionamento do mercado. Temos que articular a intensidade do movimento para a defesa da saúde, com alternativas viáveis no contexto cultural, político, econômico, financeiro brasileiro.
Ligia Bahia - Padrões e mudanças nas relações entre o público e o privado no sistema de saúde brasileiro: utiliza como fio condutor a tentativa de responder a uma sub-pergunta da pergunta: o que mudou depois do SUS? Essa sub-pergunta seria o que mudou e o que não mudou no âmbito dos dispositivos de financiamento e nas relações entre oferta e demanda às redes de serviços de saúde.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

José Carvalho de Noronha, Fundação Oswaldo Cruz

Centro de Informação Científica e Tecnológica da Fundação Oswaldo Cruz, Coordenador do Ministério da Saúde no Rio de Janeiro.

Gastão Wagner Campos, Unicamp

Professor de medicina da Unicamp, ex-secretário executivo do Ministério da Saúde.

Ligia Bahia, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Núcleo de Estudos de Saúde Coletiva/UFRJ.

Published

2018-05-30

How to Cite

Noronha, J. C. de, Campos, G. W., & Bahia, L. (2018). Problemas e políticas da saúde. Cadernos Do Desenvolvimento, 3(4), 153–189. Retrieved from https://www.cadernosdodesenvolvimento.org.br/cdes/article/view/311