Relatório final
Abstract
O acervo de Celso Furtado relativo aos anos da Sudene possui cerca de 7 mil documentos, desde seu encontro com o presidente Juscelino Kubitschek, em 1958, até o golpe militar de 31 de março de 1964. Nesses seis anos, Celso Furtado trabalhou com três presidentes – Juscelino Kubitschek, Jânio Quadros e João Goulart –, idealizou e implantou a Sudene, concebeu a primeira legislação de incentivos fiscais no Brasil, foi o primeiro ministro do Planejamento do País, elaborou o Plano Trienal. Uma das características da Sudene de Celso Furtado foi o interesse internacional que despertou por seu pioneirismo de programa destinado à superação do subdesenvolvimento na região nordestina. Daí os diversos encontros que ele teve, no período, com personalidades como John Kennedy, Ernesto Che Guevara, David Ben Gourion, Pierre MendèsFrance, Henry Kissinger, Edward Kennedy. De todos há alguma documentação nos acervos.
Completar essa documentação por meio do rastreamento de novas fontes documentais e de depoimentos acerca desses anos em que Celso Furtado esteve dedicado ao Nordeste foi a sugestão inicial que o Centro Celso Furtado encaminhou ao professor Marcos Costa Lima, em 2009.
[CONTINUA]
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).