Dossiê Nordeste: Relações comerciais do Nordeste com o Brasil e o mundo
Abstract
A inserção do Nordeste na divisão inter-regional do trabalho pode ser captada através dos fluxos de comércio interestaduais e internacionais. Neste artigo, o foco está centrado nas relações comerciais internas, intrarregionais e internacionais no ano de 2006. Os resultados revelam que o PIB do Nordeste cresceu mais que o nacional entre 2002 e 2009 e seu comércio interestadual aumentou mais que proporcionalmente em relação aos resultados observados em 1999. As transações intrarregionais constituem importante fonte de demanda e oferta de bens e serviços. A balança comercial internacional foi superavitária em 2006, embora haja alternância com déficits em outros anos. O volume do comércio interestadual cresceu em relação ao PIBpc da região principalmente pelo aumento das vendas e, embora a região continue deficitária, alguns estados passaram a ter superávit no comércio interestadual. O comércio internacional cresceu mais que proporcionalmente ao PIBpc, mas as trocas internas continuaram sendo preponderantes para todos os estados nordestinos.
Downloads
References
AMARAL FILHO, J. et alii. Análise do Balanço de Pagamentos do estado e a importância dos APLs no Fluxo de Comércio – Ceará. PROJETO DE PESQUISA (BNDES/ FUNPEC) – Análise do mapeamento e das políticas para arranjos produtivos locais no Norte, Nordeste e Mato Grosso e dos impactos dos grandes projetos federais no Nordeste. Fortaleza/CE, setembro 2009. (NOTA TÉCNICA 4/CE). Disponível em: .
APOLINÁRIO, V. et alii. Análise do Balanço de Pagamentos do estado e a importância dos APLs no Fluxo de Comércio – Rio Grande do Norte. PROJETO DE PESQUISA (BNDES/FUNPEC) – Análise do mapeamento e das polí¬ticas para arranjos produtivos locais no Norte, Nordeste e Mato Grosso e dos impactos dos grandes projetos federais no Nordeste. Natal/ RN, setembro 2009. (NOTA TÉCNICA 4/ RN). Disponível em: <http://www.politicaapls. redesist.ie.ufrj.br/>.
CAVALCANTI FILHO, P. F. M. B, et alii. Análise do Balanço de Pagamentos do estado e a importância dos APLs no Fluxo de Comércio – Paraíba. PROJETO DE PESQUISA (BNDES/ FUNPEC) – Análise do mapeamento e das políticas para arranjos produtivos locais no Norte, Nordeste e Mato Grosso e dos impactos dos grandes projetos federais no Nordeste. João Pessoa/PB, setembro 2009. (NOTA TÉCNICA 4/PB). Disponível em: <http://www.politicaa¬pls.redesist.ie.ufrj.br/>.
FERREIRA JUNIOR, H. M. et alii. Análise do Balanço de Pagamentos do estado e a importância dos APLs no Fluxo de Comércio – Bahia. PROJETO DE PESQUISA (BNDES/ FUNPEC) – Análise do mapeamento e das políticas para arranjos produtivos locais no Norte, Nordeste e Mato Grosso e dos impactos dos grandes projetos federais no Nordeste. Salvador/ BA, setembro 2009. (NOTA TÉCNICA 4/BA). Disponível em: <http://www.politicaapls.redesist.ie.ufrj.br/>.
HANSEN, D. L. et alii. Análise do Balanço de Pagamentos do estado e a importância dos APLs no Fluxo de Comércio – Sergipe. PROJETO DE PESQUISA (BNDES/ FUNPEC) – Análise do mapeamento e das políticas para arranjos produtivos locais no Norte, Nordeste e Mato Grosso e dos impactos dos grandes projetos federais no Nordeste. Aracaju/ SE, setembro 2009. (NOTA TÉCNICA 4/SE). Disponível em: <http://www.politicaapls.redesist.ie.ufrj.br/>.
IBGE. Sinopse do Censo Demográfico 2010. Rio de Janeiro. 2011.
______. Contas regionais do Brasil – 2003 – 2006. Contas Nacionais n0 25. Rio de Janeiro. 2008.
______. Contas regionais do Brasil – 2005 – 2009. Contas Nacionais n0 35. Rio de Janeiro. 2011.
LUSTOSA, M. C. J. et alii. Análise do Balanço de Pagamentos do estado e a importância dos APLs no Fluxo de Comércio – Alagoas. PROJETO DE PESQUISA (BNDES/ FUNPEC) – Análise do mapeamento e das políticas para arranjos produtivos locais no Norte, Nordeste e Mato Grosso e dos impactos dos grandes projetos federais no Nordeste. Maceió/ AL, setembro 2009. (NOTA TÉCNICA 4/AL). Disponível em: <http://www.politicaapls.redesist.ie.ufrj.br/>.
MONTEIRO NETO, A. Fluxos de renda fiscal versus fluxos de renda via comércio: o que há de novo na direção e magnitude da ação redistributiva do governo federal nas regiões brasileiras? Brasília, IPEA, nov. 2006 (Texto para Discussão, 1230).
MOURA, J. G. et alii. Análise do Balanço de Pagamentos do estado e a importância dos APLs no Fluxo de Comércio – Maranhão. PROJETO DE PESQUISA (BNDES/ FUNPEC) – Análise do mapeamento e das políticas para arranjos produtivos locais no Norte, Nordeste e Mato Grosso e dos impactos dos grandes projetos federais no Nordeste. São Luís/MA, setembro 2009. (NOTA TÉCNICA 4/MA). Disponível em: .
MOUTINHO, L. M. G. et alii. Análise do Balanço de Pagamentos do estado e a importância dos APLs no Fluxo de Comércio – Pernambuco. PROJETO DE PESQUISA (BNDES/FUNPEC) – Análise do mapeamento e das políticas para arranjos produti¬vos locais no Norte, Nordeste e Mato Grosso e dos impactos dos grandes projetos federais no Nordeste. Recife/PE, setembro 2009. (NOTA TÉCNICA 4/PE). Disponível em: .
VELOSO FILHO, F. A. et alii. Análise do Balanço de Pagamentos do estado e a importância dos APLs no Fluxo de Comércio – Piauí. PROJETO DE PESQUISA (BNDES/ FUNPEC) – Análise do mapeamento e das políticas para arranjos produtivos locais no Norte, Nordeste e Mato Grosso e dos impac¬tos dos grandes projetos federais no Nordeste. Teresina/PI, setembro 2009. (NOTA TÉCNICA 4/PI). Disponível em: .
VASCONCELOS, J. R. Matriz do fluxo de comércio interestadual de bens e serviços no Brasil – 1998. Brasília: Ipea, mar. 2001 (Texto para Discussão, 783).
______. Matriz do fluxo de comércio interestadual de bens e serviços no Brasil – 1999. Brasília: Ipea, ago. 2001 (Texto para Discussão, 817).
_______, OLIVEIRA, M. A. Análise da matriz por atividade econômica do comércio interestadual no Brasil – 1999. Rio de Janeiro. Ipea, fev. 2006.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).