Dossiê Nordeste: Relações comerciais do Nordeste com o Brasil e o mundo

Authors

  • Odair Lopes Garcia Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Jair do Amaral Filho Universidade Federal do Ceará
  • Valdênia Apolinário Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Maria Lussieu da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Yuri Cesar de Lima e Silva Universidade Federal de Roraima

Abstract

A inserção do Nordeste na divisão inter-regional do tra­balho pode ser captada através dos fluxos de comércio interestaduais e internacionais. Neste artigo, o foco está centrado nas relações comerciais internas, intrarregio­nais e internacionais no ano de 2006. Os resultados reve­lam que o PIB do Nordeste cresceu mais que o nacional entre 2002 e 2009 e seu comércio interestadual aumen­tou mais que proporcionalmente em relação aos resul­tados observados em 1999. As transações intrarregio­nais constituem importante fonte de demanda e oferta de bens e serviços. A balança comercial internacional foi superavitária em 2006, embora haja alternância com déficits em outros anos. O volume do comércio interes­tadual cresceu em relação ao PIBpc da região principal­mente pelo aumento das vendas e, embora a região con­tinue deficitária, alguns estados passaram a ter superávit no comércio interestadual. O comércio internacional cresceu mais que proporcionalmente ao PIBpc, mas as trocas internas continuaram sendo preponderantes para todos os estados nordestinos.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Odair Lopes Garcia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Economista. Doutor em Economia pela Universidade Estadual de Campinas (IE/UNICAMP); professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Economia (PPECO/ UFRN). Experiência em administração pública com atuação na Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte (FAPERN). Áreas de pesquisa: economia industrial, desenvolvimento regional, finanças públicas.

Jair do Amaral Filho, Universidade Federal do Ceará

Economista. Doutor e pós-doutor em Economia pela Universidade de Paris XIII; professor titular em Desenvolvimento Econômico no Departamento de Teoria Econômica-DTE/FEAAC da Universidade Federal do Ceará- UFC; professor e pesquisador do Centro de Pós-Graduação em Economia-CAEN da Universidade Federal do Ceará- UFC; coordenador do grupo de pesquisa “Região, Indústria e Competitividade-RIC”(CNPq/UFC); membro pesquisador da RedeSist. Áreas de pesquisa: desenvolvimento econô- mico, desenvolvimento local e regional, sistemas e arranjos produtivos locais, federalismo econômico e fiscal.

Valdênia Apolinário, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Economista. Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE/UFRJ); professora do Departamento de Economia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e do Programa de Pós-Graduação em Economia (PPECO/UFRN); Membro da Rede de Pesquisa em Sistemas e Arranjos Produtivos Inovativos Locais - RedeSist (IE/UFRJ). Coordenou e/ou desenvolveu pesquisas em rede e apoiadas, com destaque para: BNDES, SEBRAE Nacional, Instituto Observatório Social (IOS). Áreas de pesquisa: economia do trabalho, desenvolvimento regional/local, Arranjos e Sistemas Inovativos Locais (ASPILs), responsabilidade social, sustentabilidade.

Maria Lussieu da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Economista. Doutora em Economia pela Universidade Estadual de Campinas (IE/UNICAMP); professora do Departamento de Economia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e do Programa de Pós-Graduação em Economia (PPECO/UFRN); Áreas de pesquisa: economia industrial, internacionalização de empresas, economia da inovação, desenvolvimento regional, arranjos e sistemas inovativos locais (ASPILs).

Yuri Cesar de Lima e Silva, Universidade Federal de Roraima

Economista. Professor Assistente do Departamento de Economia da Universidade Federal de Roraima. Possui Mestrado em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2011) e Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2008). Atualmente é aluno do doutorado em Economia do PIMES/UFPE. Tem experiência na área de Economia Regional e Teoria Macroeconômica.

References

AMARAL FILHO, J. et alii. Análise do Balanço de Pagamentos do estado e a importância dos APLs no Fluxo de Comércio – Ceará. PROJETO DE PESQUISA (BNDES/ FUNPEC) – Análise do mapeamento e das políticas para arranjos produtivos locais no Norte, Nordeste e Mato Grosso e dos impactos dos grandes projetos federais no Nordeste. Fortaleza/CE, setembro 2009. (NOTA TÉCNICA 4/CE). Disponível em: .

APOLINÁRIO, V. et alii. Análise do Balanço de Pagamentos do estado e a importância dos APLs no Fluxo de Comércio – Rio Grande do Norte. PROJETO DE PESQUISA (BNDES/FUNPEC) – Análise do mapeamento e das polí¬ticas para arranjos produtivos locais no Norte, Nordeste e Mato Grosso e dos impactos dos grandes projetos federais no Nordeste. Natal/ RN, setembro 2009. (NOTA TÉCNICA 4/ RN). Disponível em: <http://www.politicaapls. redesist.ie.ufrj.br/>.

CAVALCANTI FILHO, P. F. M. B, et alii. Análise do Balanço de Pagamentos do estado e a importância dos APLs no Fluxo de Comércio – Paraíba. PROJETO DE PESQUISA (BNDES/ FUNPEC) – Análise do mapeamento e das políticas para arranjos produtivos locais no Norte, Nordeste e Mato Grosso e dos impactos dos grandes projetos federais no Nordeste. João Pessoa/PB, setembro 2009. (NOTA TÉCNICA 4/PB). Disponível em: <http://www.politicaa¬pls.redesist.ie.ufrj.br/>.

FERREIRA JUNIOR, H. M. et alii. Análise do Balanço de Pagamentos do estado e a importância dos APLs no Fluxo de Comércio – Bahia. PROJETO DE PESQUISA (BNDES/ FUNPEC) – Análise do mapeamento e das políticas para arranjos produtivos locais no Norte, Nordeste e Mato Grosso e dos impactos dos grandes projetos federais no Nordeste. Salvador/ BA, setembro 2009. (NOTA TÉCNICA 4/BA). Disponível em: <http://www.politicaapls.redesist.ie.ufrj.br/>.

HANSEN, D. L. et alii. Análise do Balanço de Pagamentos do estado e a importância dos APLs no Fluxo de Comércio – Sergipe. PROJETO DE PESQUISA (BNDES/ FUNPEC) – Análise do mapeamento e das políticas para arranjos produtivos locais no Norte, Nordeste e Mato Grosso e dos impactos dos grandes projetos federais no Nordeste. Aracaju/ SE, setembro 2009. (NOTA TÉCNICA 4/SE). Disponível em: <http://www.politicaapls.redesist.ie.ufrj.br/>.

IBGE. Sinopse do Censo Demográfico 2010. Rio de Janeiro. 2011.

______. Contas regionais do Brasil – 2003 – 2006. Contas Nacionais n0 25. Rio de Janeiro. 2008.

______. Contas regionais do Brasil – 2005 – 2009. Contas Nacionais n0 35. Rio de Janeiro. 2011.

LUSTOSA, M. C. J. et alii. Análise do Balanço de Pagamentos do estado e a importância dos APLs no Fluxo de Comércio – Alagoas. PROJETO DE PESQUISA (BNDES/ FUNPEC) – Análise do mapeamento e das políticas para arranjos produtivos locais no Norte, Nordeste e Mato Grosso e dos impactos dos grandes projetos federais no Nordeste. Maceió/ AL, setembro 2009. (NOTA TÉCNICA 4/AL). Disponível em: <http://www.politicaapls.redesist.ie.ufrj.br/>.

MONTEIRO NETO, A. Fluxos de renda fiscal versus fluxos de renda via comércio: o que há de novo na direção e magnitude da ação redistributiva do governo federal nas regiões brasileiras? Brasília, IPEA, nov. 2006 (Texto para Discussão, 1230).

MOURA, J. G. et alii. Análise do Balanço de Pagamentos do estado e a importância dos APLs no Fluxo de Comércio – Maranhão. PROJETO DE PESQUISA (BNDES/ FUNPEC) – Análise do mapeamento e das políticas para arranjos produtivos locais no Norte, Nordeste e Mato Grosso e dos impactos dos grandes projetos federais no Nordeste. São Luís/MA, setembro 2009. (NOTA TÉCNICA 4/MA). Disponível em: .

MOUTINHO, L. M. G. et alii. Análise do Balanço de Pagamentos do estado e a importância dos APLs no Fluxo de Comércio – Pernambuco. PROJETO DE PESQUISA (BNDES/FUNPEC) – Análise do mapeamento e das políticas para arranjos produti¬vos locais no Norte, Nordeste e Mato Grosso e dos impactos dos grandes projetos federais no Nordeste. Recife/PE, setembro 2009. (NOTA TÉCNICA 4/PE). Disponível em: .

VELOSO FILHO, F. A. et alii. Análise do Balanço de Pagamentos do estado e a importância dos APLs no Fluxo de Comércio – Piauí. PROJETO DE PESQUISA (BNDES/ FUNPEC) – Análise do mapeamento e das políticas para arranjos produtivos locais no Norte, Nordeste e Mato Grosso e dos impac¬tos dos grandes projetos federais no Nordeste. Teresina/PI, setembro 2009. (NOTA TÉCNICA 4/PI). Disponível em: .

VASCONCELOS, J. R. Matriz do fluxo de comércio interestadual de bens e serviços no Brasil – 1998. Brasília: Ipea, mar. 2001 (Texto para Discussão, 783).

______. Matriz do fluxo de comércio interestadual de bens e serviços no Brasil – 1999. Brasília: Ipea, ago. 2001 (Texto para Discussão, 817).

_______, OLIVEIRA, M. A. Análise da matriz por atividade econômica do comércio interestadual no Brasil – 1999. Rio de Janeiro. Ipea, fev. 2006.

Published

2018-05-16

How to Cite

Garcia, O. L., do Amaral Filho, J., Apolinário, V., Silva, M. L. da, & Silva, Y. C. de L. e. (2018). Dossiê Nordeste: Relações comerciais do Nordeste com o Brasil e o mundo. Cadernos Do Desenvolvimento, 7(11), 17–44. Retrieved from https://www.cadernosdodesenvolvimento.org.br/cdes/article/view/186