Intérpretes do pensamento desenvolvimentista
Resumo
A entrevista com o general Joubert de Oliveira Brízida ocorreu durante uma vinda dele ao Rio de Janeiro para assistir aos Jogos Olímpicos. Participaram da entrevista, além de mim, o senador Roberto Saturnino Braga, a jornalista Rosa Freire d’Aguiar e o jornalista econômico José Paulo Kupfer. O general Joubert Brízida, além de uma carreira de sucesso no Exército Brasileiro, tendo alcançado a patente de general quatro estrelas, contribuiu de forma relevante, como engenheiro de comunicações, na modernização do setor de comunicações e de processamento de dados no país.
A entrevista é uma narrativa impressionante das dificuldades de implementação de uma política nacional de informática nos anos 1980, com o objetivo de prover o país de alguma independência para escolhas sobre o que produzir e o que importar no campo da informática. O general Joubert Brízida presidiu a Secretaria Especial de Informática no período 1982-83 e teve papel decisivo na aprovação da Lei de Informática em 1984. Esta é a primeira vez que o general fala sobre a política de tecnologia nos anos 1970 e 1980. Seu relato, portanto, torna-se leitura obrigatória para todos os estudiosos do desenvolvimento econômico e tecnológico em nosso país.
Poder divulgar a entrevista do general Joubert Brízida nos Cadernos do Desenvolvimento, em um momento em que o país se vê mergulhado em uma crise econômica sem precedentes e com um horizonte de recuperação muito incerto, é um convite à reflexão sobre que caminhos queremos trilhar para desenvolver nosso país. Neste sentido é um privilégio trazer aos leitores dos Cadernos do Desenvolvimento esta entrevista que nos remete a um período recente de nossa história, quando havia clareza de que a única saída para o crescimento econômico robusto e sustentável estava na busca por autonomia na gestão da política econômica.
Carmem Feijó
Editora
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).