Financiamento do desenvolvimento brasileiro

Sulamis Dain, Ernani Torres, Fernando Nogueira da Costa, Renato Chaves, Julio Sergio Gomes de Almeida

Resumo


Sulamis Dain. É extremamente alvissareira essa retomada do debate sobre o desenvolvimento econômico e sobre o financiamento do desenvolvimento econômico. Toda visão de desenvolvimento tem sido submetida à idéia de curto prazo. A questão do fortalecimento das instituições públicas, seu papel regulador, formulador e financiador devem ser retomados nesta casa, que é uma casa central para a discussão sobre financiamento do desenvolvimento econômico.
Ernani Torres. Questiona-se se é relevante o papel dos bancos públicos no desenvolvimento. Tentarei, dada a abrangência do tema, não ser muito extenso e dividirei minha exposição em quatro partes: a visão geral do crédito, os bancos públicos, os bancos brasileiros, e, em particular, o BNDES, sobre o qual tenho uma riqueza de dados. Chamarei atenção para outros mecanismos privados de crédito, e gostaria de encerrar falando das perspectivas.
Fernando Nogueira da Costa. As famílias cujos antepassados vieram “fazer a América” tinham gana de conquistadores. Extraindo da natureza, plantando, criando, produzindo, fraudando, espoliando, “mamando nas tetas do Estado”, todas as formas de enriquecimento rápido foram utilizadas na história do nosso país. Após séculos de colonização e escravidão, veio a república brasileira. Passou por mais de 1/3 de século sob ditadura. A jovem nação ainda tenta civilizar-se. A tentativa de emancipação popular sempre enfrenta obstáculos colocados pelos que têm “medo de perder o poder (econômico e político)”.
Renato Chaves. Minha idéia aqui é falar sobre os fundos de pensão ligados às estatais e sobre o mercado de capitais. Falar da Previ, mas também procurar dar uma visão geral dos três maiores fundos de pensão. Vou dividir a apresentação em dois tópicos: primeiro, apresentarei o perfil da Previ, depois falarei sobre governança corporativa, como a Previ tem atuado no mercado de capitais, como procuramos desenvolver o mercado de capitais no Brasil.
Julio Sergio Gomes de Almeida. Gostaria de falar de nossas empresas recorrendo mais a minhas impressões, que venho reunindo ao longo dos anos, do que propriamente a um pensamento mais acabado sobre o tema. Tenho acompanhado cerca de 100 empresas, grandes empresas industriais nacionais.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.