A representação dos estados nas constituintes de 1946 e 1998

Ivo Coser

Resumo


O objetivo deste trabalho é comparar o debate e o comportamento das bancadas dos estados nas constituintes de 1946 e 1988 no que diz respeito ao tema da representação dos estados no parlamento. Buscamos com esta análise apontar para mudanças significativas no comportamento das bancadas estaduais. O tema da distorção da representação dos estados no parlamento é debatido conjuntamente ao do pacto federativo – não ocorre uma discussão acerca da distorção da representação como um problema da relação entre eleitor e cadeiras, mas como um assunto que envolve o equilíbrio dentro de uma federação heterogênea.


Texto completo:

PDF

Referências


Livros

ARAÚJO, T.B. Planejamento regional e relações intergovernamentais. In: AFONSO, R.; e SILVA, P. (org.). A federação em perspectiva, ensaios selecionados. São Paulo: FUNDAP, 1995.

CAMARGO, A. La federación sometida. Nacionalismo desarrollista e inestabilidad democrática. In: CARMAGNANI, M. (coord.) Federalismos latinoamericanos: México/Brasil/Argentina. México: Fondo de Cultura Economica, 1993.

CANO, W. Auge e inflexão da desconcentração econômica. In: AFONSO, R.; SILVA, P. (org.). A federação em perspectiva, ensaios selecionados. São Paulo: FUNDAP, 1995.

KINZO, M.D.A. Representação política e sistema eleitoral no Brasil. São Paulo: Ed. Símbolo, 1980.

______. Oposição e autoritarismo: gênese e trajetória do MDB. São Paulo: Vértice/IDESP, 1988.

LAMOUNIER, B. Partidos e utopias. São Paulo: Edições Loyola, 1989.

LOVE, J. Federalismo y regionalismo en Brasil, 1889-1937. In: CARMAGNANI, M. (coord.) Federalismos latinoamericanos: México/Brasil/Argentina. México: Fondo de Cultura Economica, 1993.

NICOLAU, J. Sistema eleitoral e reforma política. Rio de Janeiro: ed. Foglio, 1993.

SOUZA, M.C.C. Estados e partidos no Brasil (1930-1964). São Paulo: Editora Alfa-Omega, 1983.

VAINER, C. Regionalismos contemporâneos. In: AFFONSO, R.; e SILVA, P. (org.) A federação em perspectiva, ensaios selecionados. São Paulo: FUNDAP, 1995.

Periódicos

COSER, I. O conceito de federalismo e a ideia de interesse no Brasil do século XIX. In: Dados, Revista de Ciências Sociais, vol. 51, n°. 4, 2008.

SOARES, G.A.D. El sistema electoral y la representación de los grupos sociales en Brasil 1945-1962. In: Revista Latinoamericana de Ciencia Política, vol. II, n°. 1 (abril, 1971).


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




            

A edição n. 28 de Cadernos do Desenvolvimento teve apoio da Fundação Oswaldo Cruz, por meio do Projeto "Desafios para o Sistema Único de Saúde no contexto nacional e global de transformações sociais, econômicas e tecnológicas - CEIS 4.0" (Fiocruz/Fiotec)

 

CADERNOS do DESENVOLVIMENTO é uma publicação do
Centro Internacional Celso Furtado de Políticas para o Desenvolvimento

cadernos@centrocelsofurtado.org.br 

secretaria@centrocelsofurtado.org.br