Dossiê Nordeste: Relações comerciais do Nordeste com o Brasil e o mundo

Odair Lopes Garcia, Jair do Amaral Filho, Valdênia Apolinário, Maria Lussieu da Silva, Yuri Cesar de Lima e Silva

Resumo


A inserção do Nordeste na divisão inter-regional do tra­balho pode ser captada através dos fluxos de comércio interestaduais e internacionais. Neste artigo, o foco está centrado nas relações comerciais internas, intrarregio­nais e internacionais no ano de 2006. Os resultados reve­lam que o PIB do Nordeste cresceu mais que o nacional entre 2002 e 2009 e seu comércio interestadual aumen­tou mais que proporcionalmente em relação aos resul­tados observados em 1999. As transações intrarregio­nais constituem importante fonte de demanda e oferta de bens e serviços. A balança comercial internacional foi superavitária em 2006, embora haja alternância com déficits em outros anos. O volume do comércio interes­tadual cresceu em relação ao PIBpc da região principal­mente pelo aumento das vendas e, embora a região con­tinue deficitária, alguns estados passaram a ter superávit no comércio interestadual. O comércio internacional cresceu mais que proporcionalmente ao PIBpc, mas as trocas internas continuaram sendo preponderantes para todos os estados nordestinos.


Texto completo:

PDF

Referências


AMARAL FILHO, J. et alii. Análise do Balanço de Pagamentos do estado e a importância dos APLs no Fluxo de Comércio – Ceará. PROJETO DE PESQUISA (BNDES/ FUNPEC) – Análise do mapeamento e das políticas para arranjos produtivos locais no Norte, Nordeste e Mato Grosso e dos impactos dos grandes projetos federais no Nordeste. Fortaleza/CE, setembro 2009. (NOTA TÉCNICA 4/CE). Disponível em: .

APOLINÁRIO, V. et alii. Análise do Balanço de Pagamentos do estado e a importância dos APLs no Fluxo de Comércio – Rio Grande do Norte. PROJETO DE PESQUISA (BNDES/FUNPEC) – Análise do mapeamento e das polí¬ticas para arranjos produtivos locais no Norte, Nordeste e Mato Grosso e dos impactos dos grandes projetos federais no Nordeste. Natal/ RN, setembro 2009. (NOTA TÉCNICA 4/ RN). Disponível em: .

CAVALCANTI FILHO, P. F. M. B, et alii. Análise do Balanço de Pagamentos do estado e a importância dos APLs no Fluxo de Comércio – Paraíba. PROJETO DE PESQUISA (BNDES/ FUNPEC) – Análise do mapeamento e das políticas para arranjos produtivos locais no Norte, Nordeste e Mato Grosso e dos impactos dos grandes projetos federais no Nordeste. João Pessoa/PB, setembro 2009. (NOTA TÉCNICA 4/PB). Disponível em: .

FERREIRA JUNIOR, H. M. et alii. Análise do Balanço de Pagamentos do estado e a importância dos APLs no Fluxo de Comércio – Bahia. PROJETO DE PESQUISA (BNDES/ FUNPEC) – Análise do mapeamento e das políticas para arranjos produtivos locais no Norte, Nordeste e Mato Grosso e dos impactos dos grandes projetos federais no Nordeste. Salvador/ BA, setembro 2009. (NOTA TÉCNICA 4/BA). Disponível em: .

HANSEN, D. L. et alii. Análise do Balanço de Pagamentos do estado e a importância dos APLs no Fluxo de Comércio – Sergipe. PROJETO DE PESQUISA (BNDES/ FUNPEC) – Análise do mapeamento e das políticas para arranjos produtivos locais no Norte, Nordeste e Mato Grosso e dos impactos dos grandes projetos federais no Nordeste. Aracaju/ SE, setembro 2009. (NOTA TÉCNICA 4/SE). Disponível em: .

IBGE. Sinopse do Censo Demográfico 2010. Rio de Janeiro. 2011.

______. Contas regionais do Brasil – 2003 – 2006. Contas Nacionais n0 25. Rio de Janeiro. 2008.

______. Contas regionais do Brasil – 2005 – 2009. Contas Nacionais n0 35. Rio de Janeiro. 2011.

LUSTOSA, M. C. J. et alii. Análise do Balanço de Pagamentos do estado e a importância dos APLs no Fluxo de Comércio – Alagoas. PROJETO DE PESQUISA (BNDES/ FUNPEC) – Análise do mapeamento e das políticas para arranjos produtivos locais no Norte, Nordeste e Mato Grosso e dos impactos dos grandes projetos federais no Nordeste. Maceió/ AL, setembro 2009. (NOTA TÉCNICA 4/AL). Disponível em: .

MONTEIRO NETO, A. Fluxos de renda fiscal versus fluxos de renda via comércio: o que há de novo na direção e magnitude da ação redistributiva do governo federal nas regiões brasileiras? Brasília, IPEA, nov. 2006 (Texto para Discussão, 1230).

MOURA, J. G. et alii. Análise do Balanço de Pagamentos do estado e a importância dos APLs no Fluxo de Comércio – Maranhão. PROJETO DE PESQUISA (BNDES/ FUNPEC) – Análise do mapeamento e das políticas para arranjos produtivos locais no Norte, Nordeste e Mato Grosso e dos impactos dos grandes projetos federais no Nordeste. São Luís/MA, setembro 2009. (NOTA TÉCNICA 4/MA). Disponível em: .

MOUTINHO, L. M. G. et alii. Análise do Balanço de Pagamentos do estado e a importância dos APLs no Fluxo de Comércio – Pernambuco. PROJETO DE PESQUISA (BNDES/FUNPEC) – Análise do mapeamento e das políticas para arranjos produti¬vos locais no Norte, Nordeste e Mato Grosso e dos impactos dos grandes projetos federais no Nordeste. Recife/PE, setembro 2009. (NOTA TÉCNICA 4/PE). Disponível em: .

VELOSO FILHO, F. A. et alii. Análise do Balanço de Pagamentos do estado e a importância dos APLs no Fluxo de Comércio – Piauí. PROJETO DE PESQUISA (BNDES/ FUNPEC) – Análise do mapeamento e das políticas para arranjos produtivos locais no Norte, Nordeste e Mato Grosso e dos impac¬tos dos grandes projetos federais no Nordeste. Teresina/PI, setembro 2009. (NOTA TÉCNICA 4/PI). Disponível em: .

VASCONCELOS, J. R. Matriz do fluxo de comércio interestadual de bens e serviços no Brasil – 1998. Brasília: Ipea, mar. 2001 (Texto para Discussão, 783).

______. Matriz do fluxo de comércio interestadual de bens e serviços no Brasil – 1999. Brasília: Ipea, ago. 2001 (Texto para Discussão, 817).

_______, OLIVEIRA, M. A. Análise da matriz por atividade econômica do comércio interestadual no Brasil – 1999. Rio de Janeiro. Ipea, fev. 2006.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




            

A edição n. 28 de Cadernos do Desenvolvimento teve apoio da Fundação Oswaldo Cruz, por meio do Projeto "Desafios para o Sistema Único de Saúde no contexto nacional e global de transformações sociais, econômicas e tecnológicas - CEIS 4.0" (Fiocruz/Fiotec)

 

CADERNOS do DESENVOLVIMENTO é uma publicação do
Centro Internacional Celso Furtado de Políticas para o Desenvolvimento

cadernos@centrocelsofurtado.org.br 

secretaria@centrocelsofurtado.org.br