Intérpretes do pensamento desenvolvimentista

General Joubert de Oliveira Brízida

Resumo


A entrevista com o general Joubert de Oliveira Brízida  ocorreu durante uma vinda dele ao Rio de Janeiro para assistir aos Jogos Olímpicos. Participaram da entrevista, além de mim, o senador Roberto Saturnino Braga, a jornalista Rosa Freire d’Aguiar e  o jornalista econômico José Paulo Kupfer. O general Joubert Brízida, além de uma carreira de sucesso no Exército Brasileiro, tendo alcançado a patente de general quatro estrelas, contribuiu de forma relevante, como engenheiro de comunicações, na modernização do setor de comunicações e de processamento de dados no país.

A entrevista é uma narrativa impressionante das dificuldades de implementação de uma  política nacional de informática nos anos 1980, com o objetivo de prover o país de alguma independência para escolhas sobre o que produzir e o que importar no campo da informática. O general Joubert Brízida presidiu a Secretaria Especial de Informática no período 1982-83 e teve papel decisivo na aprovação da Lei de Informática em 1984. Esta é a primeira vez que o general fala sobre a política de tecnologia nos anos 1970 e 1980. Seu relato, portanto, torna-se leitura obrigatória para todos os estudiosos do desenvolvimento econômico e tecnológico em nosso país.

Poder divulgar a entrevista do general Joubert Brízida nos Cadernos do Desenvolvimento, em um momento em que o país se vê mergulhado em uma crise econômica sem precedentes e com um horizonte de recuperação muito incerto, é um convite à reflexão sobre que caminhos queremos trilhar para desenvolver nosso país. Neste sentido é um privilégio trazer aos leitores dos Cadernos do Desenvolvimento esta entrevista que nos remete a um período recente de nossa história, quando havia clareza de que a única saída para o crescimento econômico robusto e sustentável estava na busca por autonomia na gestão da política econômica.

Carmem Feijó
Editora


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




            

A edição n. 28 de Cadernos do Desenvolvimento teve apoio da Fundação Oswaldo Cruz, por meio do Projeto "Desafios para o Sistema Único de Saúde no contexto nacional e global de transformações sociais, econômicas e tecnológicas - CEIS 4.0" (Fiocruz/Fiotec)

 

CADERNOS do DESENVOLVIMENTO é uma publicação do
Centro Internacional Celso Furtado de Políticas para o Desenvolvimento

cadernos@centrocelsofurtado.org.br 

secretaria@centrocelsofurtado.org.br