Desenvolvimento como cultura na obra de Celso Furtado

Cleydia Regina Esteves

Resumo


Este trabalho tem como objetivo contribuir para o aprofundamento do debate sobre a relação entre desenvolvimento e cultura, trazendo à luz o pensa­mento de Celso Furtado a partir de sua localização no campo do pensamento social brasileiro. Fazemos aqui uma aproximação à sua fortuna crítica, por meio da leitura de algumas obras que consideramos fundamen­tais para a temática em análise. Partindo do campo das ciências sociais, em um diálogo com a geografia e a literatura, nos aproximamos do autor por intermédio da forma ensaística que percebemos em alguns dos seus trabalhos, nos quais ele analisa a formação da cul­tura brasileira e a sua importância para o processo de desenvolvimento brasileiro.


Texto completo:

PDF

Referências


ADORNO, Theodor. Notas de Literatura i. São Paulo: Editora 34/Livraria Duas Cidades, 2012.

ARANTES, Paulo E. Sentimento de dialética na experiência intelectual brasileira: dialética e dualidade segundo Antonio Cândido e Roberto Schwarz. Rio de Janeiro: Zahar, 1992.

BARBOZA FILHO, Rubem. Tradição e artifício: iberismo e barroco na formação americana. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2000.

BEZERRA DE MENEZES, Eduardo D. O barro¬co como cosmovisão matricial do êthos cultural brasileiro. Revista Ciências Sociais, vol. 39, n. 1, p. 49-77, Fortaleza, 2008.

BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Editora Bertrand, 2010.

______. As estruturas sociais da economia. Porto: Campo das Letras, 2006.

BRANDÃO, Gildo Marçal. Linhagens do pensamento político brasileiro. São Paulo: Edusp, 2007.

ESTEVES, Cleydia Regina. Celso Furtado, intérprete do Brasil: desenvolvimento como cultura no pensamento social brasileiro. Dissertação (mestrado) — IPPUR/UFRJ, 2013.

FURTADO, Celso. Cultura e desenvolvimento em época de crise. Rio de Janeiro: Ed. Paz e Terra, 1984.

______. Que somos? Sete teses sobre a cultura brasileira. Rio de Janeiro: Revista do Brasil, ano I, n. 2/84.

______. Criatividade e dependência na civilização industrial. São Paulo: Círculo do Livro, 1978.

______. Economia colonial do Brasil nos séculos xvi e xvii. Elementos de história econômica aplicados à análise de problemas econômicos e sociais. São Paulo: Editora Hucitec/Associação Brasileira de Pesquisadores em História Econômica, 2001.

FURTADO, Rosa Freire d’Aguiar (org.) Ensaios sobre cultura e o Ministério da Cultura. Arquivos Celso Furtado. Rio de Janeiro: Editora Contraponto/Centro Internacional Celso Furtado, 2012.

LEFEBVRE, Henri. La producion de l’espace. Paris: Anthropos, 1974.

MARAZZI, Christian. O lugar das meias: a virada linguística da economia e seus efeitos sobre a política. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2009.

OLIVEIRA, Francisco de. A navegação venturosa. São Paulo: Boitempo Editorial, 2003.

RIBEIRO, Ana Clara Torres. Metrópole: sentido de formação e fragmentação. In: RIBEIRO, A. C. T; OLIVEIRA, Anita L.; SILVA, Catia A. (orgs.). Metrópoles: entre o global e as experiências cotidianas. Rio de Janeiro: Editora UERJ, 2012.

SANTOS, Milton. A natureza do espaço. Técnica e tempo, razão e emoção. São Paulo: Editora Hucitec, 1997.

SOUZA, Jessé. A modernização seletiva: uma reinterpretação do dilema brasileiro. Brasília: Editora da UnB, 2000.

VIANNA, Luiz Werneck. A revolução passiva: iberismo e americanismo no Brasil. Rio de Janeiro: Revan, 1997.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.