Desenvolvimento como cultura na obra de Celso Furtado

Autores

  • Cleydia Regina Esteves Universidade Federal do Rio de Janeiro

Resumo

Este trabalho tem como objetivo contribuir para o aprofundamento do debate sobre a relação entre desenvolvimento e cultura, trazendo à luz o pensa­mento de Celso Furtado a partir de sua localização no campo do pensamento social brasileiro. Fazemos aqui uma aproximação à sua fortuna crítica, por meio da leitura de algumas obras que consideramos fundamen­tais para a temática em análise. Partindo do campo das ciências sociais, em um diálogo com a geografia e a literatura, nos aproximamos do autor por intermédio da forma ensaística que percebemos em alguns dos seus trabalhos, nos quais ele analisa a formação da cul­tura brasileira e a sua importância para o processo de desenvolvimento brasileiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cleydia Regina Esteves, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Possui Bacharelado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996), Licenciatura em Geografia pela Universidade do Porto (2006) e Pós-graduação em Planejamento e Uso do Solo Urbano pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997). Atualmente é mestre em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013).

Referências

ADORNO, Theodor. Notas de Literatura i. São Paulo: Editora 34/Livraria Duas Cidades, 2012.

ARANTES, Paulo E. Sentimento de dialética na experiência intelectual brasileira: dialética e dualidade segundo Antonio Cândido e Roberto Schwarz. Rio de Janeiro: Zahar, 1992.

BARBOZA FILHO, Rubem. Tradição e artifício: iberismo e barroco na formação americana. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2000.

BEZERRA DE MENEZES, Eduardo D. O barro¬co como cosmovisão matricial do êthos cultural brasileiro. Revista Ciências Sociais, vol. 39, n. 1, p. 49-77, Fortaleza, 2008.

BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Editora Bertrand, 2010.

______. As estruturas sociais da economia. Porto: Campo das Letras, 2006.

BRANDÃO, Gildo Marçal. Linhagens do pensamento político brasileiro. São Paulo: Edusp, 2007.

ESTEVES, Cleydia Regina. Celso Furtado, intérprete do Brasil: desenvolvimento como cultura no pensamento social brasileiro. Dissertação (mestrado) — IPPUR/UFRJ, 2013.

FURTADO, Celso. Cultura e desenvolvimento em época de crise. Rio de Janeiro: Ed. Paz e Terra, 1984.

______. Que somos? Sete teses sobre a cultura brasileira. Rio de Janeiro: Revista do Brasil, ano I, n. 2/84.

______. Criatividade e dependência na civilização industrial. São Paulo: Círculo do Livro, 1978.

______. Economia colonial do Brasil nos séculos xvi e xvii. Elementos de história econômica aplicados à análise de problemas econômicos e sociais. São Paulo: Editora Hucitec/Associação Brasileira de Pesquisadores em História Econômica, 2001.

FURTADO, Rosa Freire d’Aguiar (org.) Ensaios sobre cultura e o Ministério da Cultura. Arquivos Celso Furtado. Rio de Janeiro: Editora Contraponto/Centro Internacional Celso Furtado, 2012.

LEFEBVRE, Henri. La producion de l’espace. Paris: Anthropos, 1974.

MARAZZI, Christian. O lugar das meias: a virada linguística da economia e seus efeitos sobre a política. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2009.

OLIVEIRA, Francisco de. A navegação venturosa. São Paulo: Boitempo Editorial, 2003.

RIBEIRO, Ana Clara Torres. Metrópole: sentido de formação e fragmentação. In: RIBEIRO, A. C. T; OLIVEIRA, Anita L.; SILVA, Catia A. (orgs.). Metrópoles: entre o global e as experiências cotidianas. Rio de Janeiro: Editora UERJ, 2012.

SANTOS, Milton. A natureza do espaço. Técnica e tempo, razão e emoção. São Paulo: Editora Hucitec, 1997.

SOUZA, Jessé. A modernização seletiva: uma reinterpretação do dilema brasileiro. Brasília: Editora da UnB, 2000.

VIANNA, Luiz Werneck. A revolução passiva: iberismo e americanismo no Brasil. Rio de Janeiro: Revan, 1997.

Downloads

Publicado

2018-05-09

Como Citar

Esteves, C. R. (2018). Desenvolvimento como cultura na obra de Celso Furtado. Cadernos Do Desenvolvimento, 9(14), 39–56. Recuperado de https://www.cadernosdodesenvolvimento.org.br/cdes/article/view/123

Edição

Seção

Artigos