Celso Furtado e a formação do Estado brasileiro em Formação Econômica do Brasil – FEB

Rogério Castro

Resumo


Este artigo procura mostrar, a partir da obra Formação Econômica do Brasil, de Celso Furtado, as condições nas quais se constituiu, segundo a visão do autor, o Estado brasileiro, bem como, sempre conforme sua lupa, o mesmo atuou sobre os subsequentes processos econômi­cos. O texto é estruturado de modo a permitir ao leitor uma visão ampla, e também sintética, da forma como Furtado empreendeu o percurso de análise acerca da for­mação (constituição) econômica do Brasil, pontuando os principais momentos desse processo, como os ciclos da cana de açúcar, mineração, café etc., mas sem, no entanto, deixar de indicar aquilo que seria alguns limites para uma leitura parametrada numa crítica da economia política.


Texto completo:

PDF

Referências


COUTINHO, C. N. Lukács, a ontologia e a política. In: ANTUNES, R.; RÊGO, W. L. Lukács: um Galileu no século XX. São Paulo: Boitempo Editorial, 1996.

DUAYER, M. Mercadoria e trabalho estranhado: Marx e a crítica do trabalho no capitalismo. In: Revista Margem Esquerda: ensaios marxistas, n. 17. São Paulo: Boitempo Editorial, 2011.

FURTADO, C. Formação Econômica do Brasil. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1971.

LUKÁCS, G. La riproduzione. In: Per una ontologia dell’essere sociale, vol. II. Roma: Riuniti, 1981.

______. Para uma ontologia do ser social I. São Paulo: Boitempo Editorial, 2012.

MANTEGA, G. A economia política brasileira. Petrópolis-RJ: Vozes, 1992.

MARX, K. O Capital: crítica da economia política. Livro 1. Tomos I e II. São Paulo: Abril Cultural, 1983.

______. Grundrisse: manuscritos econômicos de 1857-1858: esboços da crítica da economia política. São Paulo: Boitempo Editorial; Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 2011.

______. Crítica da filosofia do direito de Hegel — Introdução. In: MARX, K. Crítica da filosofia do direito de Hegel. São Paulo: Boitempo Editorial, 2005.

______. Proudhon. In: MARX, K.; ENGELS, F. A sagrada família ou A crítica da crítica crítica. São Paulo: Boitempo Editorial, 2007, p. 34-67.

NETTO, J. P.; BRAZ, M. Economia política: uma introdução crítica. 7ª ed. São Paulo: Cortez, 2011.

PAULANI, L. M. A nova contabilidade social: uma introdução à macroeconomia. São Paulo: Saraiva, 2007.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.