Políticas Editoriais

Foco e Escopo

1. Cadernos do Desenvolvimento é uma publicação semestral, do Centro Internacional Celso Furtado de Políticas para o Desenvolvimento, destinada a divulgar artigos que tenham como foco o tema do desenvolvimento em suas diferentes dimensões (econômica, política, social, institucional, histórica, territorial, cultural, ambiental, jurídica, no plano das relações internacionais, etc.), em sintonia com as preocupações registradas na obra e na trajetória de Celso Furtado. 

2. Serão aceitos artigos baseados em pesquisas acadêmicas, em reflexões teóricas ou metodológicas, e análises críticas da literatura envolvendo o debate sobre o desenvolvimento no Brasil, na América Latina e no mundo contemporâneo. O periódico só publicará artigos inéditos, que não tenham sido publicados anteriormente em periódicos acadêmicos nacionais ou estrangeiros em sua versão impressa ou digital, livros, capítulos de livros, etc. 

3. Somente serão aceitas colaborações de autores que, no mínimo, sejam mestrandos em cursos de pós-graduação no Brasil ou no estrangeiro, reconhecidos pelas autoridades competentes. 

4. Os artigos enviados a Cadernos do Desenvolvimento serão submetidos a conceituados pareceristas em suas áreas de atuação no Brasil, sendo assegurado o anonimato de autores e pareceristas no processo de avaliação.

5. Os artigos podem ser submetidos em português, inglês, francês e espanhol. Aqueles escritos em língua estrangeira serão, a critério da publicação, traduzidos para o português, visando ampliar o acesso ao público de língua portuguesa, com indicação de tradutor(a) sendo feita pela editoria da publicação. 

 

Políticas de Seção

Artigos

Política padrão de seção

Editores
  • Cadernos Desenvolvimento
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Dossiê Juan Noyola Vázquez

Verificado Submissões abertas Não verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Os artigos enviados a Cadernos do Desenvolvimento serão submetidos a conceituados pareceristas em suas áreas de atuação no Brasil, sendo assegurado o anonimato de autores e pareceristas no processo de avaliação.

 

Periodicidade

Cadernos do Desenvolvimento é uma publicação semestral.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Conselho Editorial

Adriana Moreira Amado – UnB
Antonio Carlos Macedo e Silva – Unicamp
Antonio Corrêa de Lacerda – PUC-SP
Arturo Guillén – Unam
Bernardo Campolina – UFMG
Bernardo Ricupero – USP
Carlos Aguiar de Medeiros – UFRJ
Carlos Brandão – UFRJ
Carlos Pinkusfeld Bastos – UFRJ
Carmem Feijó – UFF
Célia Lessa Kerstenetzky – UFF
Fernando José Cardim de Carvalho – UFRJ
Gabriel Porcille – Cepal
Gilberto Tadeu Lima – USP
Inez Castro – UFC
Luiz Carlos Delorme Prado – UFRJ
Marcos Costa Lima – UFPE
Mauro Boianovsky – UnB
Pedro Dutra Fonseca – UFRGS
Ricardo Bielschowsky – UFRJ
Ricardo Ismael – PUC-RJ
Rodrigo Simões – UFMG - in memoriam
Rosa Freire d’Aguiar – Centro Celso Furtado
Vera Cepêda – UFSCar