Políticas para o mercado de trabalho na agenda de desenvolvimento do governo Flávio Dino

Autores

Palavras-chave:

Políticas Públicas, Mercado de Trabalho, Maranhão

Resumo

Este estudo examina a importância das políticas públicas para o mercado de trabalho na estratégia de desenvolvimento do governo Flávio Dino (2015-2022) e a dificuldade de efetivar tal estratégia em um contexto econômico e político desfavorável. Exploramos as complexidades e desafios associados à implementação dessas políticas em nível estadual, delineando sua inserção nos Planos de Governo e Planos Plurianuais. Embora as principais iniciativas não tenham alcançado os resultados esperados, contribuíram para reduzir os efeitos perversos da recessão econômica e, posteriormente, da pandemia. A economia no Maranhão continuou dependente da exportação de commodities e o mercado de trabalho continuou caracterizado por alto grau de precariedade e remunerações historicamente baixas. Para promover um desenvolvimento socialmente inclusivo, tendo o trabalho como um dos elementos centrais da agenda, é necessário haver sinergia entre as políticas do governo estadual e do governo federal, assim como uma abordagem integrada e articulada entre diferentes políticas públicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Brenda Brito Neves, Universidade Estadual de Campinas

Doutoranda em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Estadual de Campinas. Mestre em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Estadual de Campinas; graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Maranhão.

Marcelo Weishaupt Proni, Universidade Estadual de Campinas

Professor Titular da Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Economia. Livre-Docente em Economia pela Universidade Estadual de Campinas. Doutor em Educação Física, Mestre e graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Campinas.

Referências

ARRETCHE, M. Democracia, federalismo e centralização no Brasil. Rio de Janeiro: FGV Ed.; Fiocruz, 2012.

CARDOSO JUNIOR, J. C. Planejamento Governamental e Gestão Pública No Brasil: Elementos para Ressignificar o Debate e Capacitar o Estado. Texto para Discussão, IPEA, Brasília, n. 1584, 2011.

CARNEIRO, R. Planejamento e Gestão governamental na Esfera Estadual uma análise comparativa dos processos, conteúdos e sistemas de acompanhamento dos PPAs. Relatório de Pesquisa. Brasília: IPEA, 2015.

CEPAL. O novo cenário laboral latino-americano: Regulação, proteção e políticas ativas nos mercados de trabalho. Santiago: Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe, 2009.

DINO, F. Propostas para um Maranhão com desenvolvimento e justiça social. Plano de Governo do candidato Flávio Dino para campanha de governador do estado do Maranhão. São Luís: PC do B, 2014.

DINO, F. Para o Maranhão seguir em frente. Plano de Governo do candidato Flávio Dino para campanha de governador do estado do Maranhão. São Luís: PC do B, 2018.

FRANZESE, C. Federalismo cooperativo no Brasil: da Constituição de 1988 aos sistemas de políticas públicas. 2010. Tese (Doutorado em Administração Pública e Governo) – Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 2010.

GOMIDE, A. Á.; PIRES, R. R. C. (Orgs.). Capacidades estatais e democracia: arranjos institucionais de políticas públicas. Brasília: Ipea, 2014.

JANNUZZI, P. M. Economia política e avaliação em políticas públicas no Brasil pós-2014. Cadernos Saúde Coletiva, v. 29, n. esp., p. 103-114, 2021.

NNUZZI, P. M. Valores públicos e a avaliação de políticas. Nexo Jornal, 28 dez. 2023. Disponível em: https://pp.nexojornal.com.br/ponto-de-vista/2021/Valores-p%C3%BAblicos-e-a-avalia%C3%A7%C3%A3o-de-pol%C3

%ADticas. Acesso em: jan. 2024.

KERBAUY, M. T. M. Descentralização, processo decisório e políticas públicas locais. Estudos de Sociologia, Araraquara (SP), v. 16, p. 151-166, 2004.

LEITE, C. K. S.; FONSECA, F. Federalismo e políticas sociais no Brasil: impasses da descentralização pós-1988. O&S, Salvador, v. 18, n. 56, p. 99-117, 2011.

MOTTA, P. R. M. O estado da arte da gestão pública. Pensata, São Paulo, v. 53, n. 1, p. 82-90, 2013.

OLIVEIRA, J. A. P. Desafios do planejamento em políticas públicas: diferentes visões e práticas. RAP, Rio de Janeiro, v. 40, n. 1, p. 273-287, 2006.

PRONI, M. W. Estruturação e desestruturação do mercado de trabalho no Brasil. Texto para Discussão, IE/Unicamp, n. 454, set. 2023.

SOARES, M. M.; MACHADO, J. A. Federalismo e políticas públicas. Brasília: Enap, 2018.

Downloads

Publicado

2025-03-10

Como Citar

Neves, B. B., & Proni, M. W. (2025). Políticas para o mercado de trabalho na agenda de desenvolvimento do governo Flávio Dino. Cadernos Do Desenvolvimento, 19(37), 186–220. Recuperado de https://www.cadernosdodesenvolvimento.org.br/cdes/article/view/789

Edição

Seção

Dossiê "Políticas de emprego e desenvolvimento”