A crise da Nova República e a ascensão autoritária no Brasil

Autores

Palavras-chave:

Democracia Brasileira, Autoritarismo, Cooptação, Crise

Resumo

O artigo analisa a controvérsia em torno da crise da “democracia de cooptação” na “Nova República” brasileira, um momento histórico iniciado com a Constituição de 1988 e que está em crise desde 2015. A conclusão aponta que esta forma de democracia foi construída como uma solução burguesa para a crise da ditadura de 1964-1985 e, ironicamente, somente através de um partido político (Partido dos Trabalhadores) comprometido originalmente com a questão trabalhista e que passara por um processo de “transformismo” é que a democracia de cooptação poderia ser desenvolvida nos seus aspectos mais extremos. Este modelo está desgastado e deu origem ao momento autoritário sob o governo Bolsonaro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jaime Ernesto León, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professor Adjunto da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Economia. Doutor em Economia da Indústria e da Tecnologia e graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro; Mestre em Ciência Econômica pela Universidade Estadual de Campinas.

Maria Mello de Malta, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora Associada da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Economia. Doutora em Economia pela Universidade Federal Fluminense; Mestre em Economia da Indústria e da Tecnologia e graduada em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Referências

ANDERSON, Perry. A crise no Brasil. Publicado em: 21 abr. 2016. Disponível em: https://oppceufc.wordpress.com/wp-content/uploads/2016/04/perry-anderson-crise-brasil-boitempo-abril-2016.pdf. Acesso em: 08 mar. 2020.

BOFFO, Marco; SAAD-FILHO, Alfredo; FINE, Ben. Neoliberal Capitalism: the authoritarian turn. Socialist Register, s. n., p. 247-270, 2018.

CHILCOTE, Ronald. Comparative Inquiry in Politics and Political Economy: theories and political economy. New York: Perseurs, 1999.

COUTINHO, Carlos Nelson. A democracia como valor universal: notas sobre a questão democrática no Brasil. Revista Encontros com a Civilização Brasileira, n. 9, p. 33-47, 1979.

COUTINHO, Carlos Nelson. De Rousseau a Gramsci: ensaios de teoria política. São Paulo: Boitempo, 2011.

COUTINHO, Carlos Nelson. Gramsci: um estudo sobre o seu pensamento político. Rio de Janeiro: Campus, 1989.

CURTY, Carla. A abordagem das controvérsias para a história do pensamento econômico brasileiro: uma análise sobre a controvérsia dos modos de produção no Brasil. 2017. Tese (Doutorado em Economia da Indústria e da Tecnologia) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.

FERNANDES, Florestan. A revolução Burguesa no Brasil. Ensaio de interpretação Sociológica. São Paulo: Globo, 1975. [2011].

FERNANDES, Florestan. Capitalismo dependente e classes sociais na América Latina. Rio de Janeiro: Zahar, 1972.

FERNANDES, Florestan. O que é revolução? São Paulo: Brasiliense, 1981.

FERNANDES, Florestan. Pensamento e ação: o PT e os rumos do socialismo hoje. São Paulo: Globo, 1984.

FERNANDES, Florestan. Sociedade de classes e subdesenvolvimento. Rio de Janeiro: Zahar, 1968.

GRAMSCI, Antonio. Cadernos do Cárcere. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1934. [2011].

IANNI, Octávio. As raízes da anti-democracia na América Latina. Lua Nova: Revista de Cultura e Política, São Paulo, n. 14, p. 17-22, 1988.

IASI, Mauro. O PT e a revolução burguesa no Brasil. Marília, SP: Ed. Unesp, 2013.

IASI, Mauro. Política, Estado e Ideologia na trama atual. São Paulo: Instituto Caio Prado Júnior, 2017.

MALTA, Maria Mello de; LEÓN, Jaime Ernesto. Soluções autoritárias para crises econômicas: aspectos brasileiros de golpes de classe. In: MELLO, Lawrence Estivalet de; ZANIN, Fernanda; SILVA, João Luiz Arzeno da (Orgs.). Estratégias autoritárias do estado empregador: assédio e resistências. Curitiba: Kaygangue, 2017.

MÉSZÁROS, István. Para além do Capital. São Paulo: Boitempo, 2002.

NETTO, José Paulo. Pequena história da ditadura brasileira (1964-1985). São Paulo: Cortez, 2014.

PINTO, Eduardo; et al. A guerra de todos contra todos e a Lava Jato: a crise brasileira e a vitória do capitão Jair Bolsonaro. Revista da Sociedade Brasileira de Economia Política, n. 54, p. 183-215, set.-dez. 2019.

PRADO, Luiz; et al. O fim do desenvolvimentismo: o governo Sarney e a transição do modelo econômico brasileiro. Texto para Discussão, Instituo de Economia da UFRJ, out, 2017.

SAMPAIO JUNIOR, Plínio. Crônicas de uma crise anunciada: crítica à economia política de Lula e Dilma. São Paulo: SG-Amarante, 2017.

Downloads

Publicado

2024-07-05

Como Citar

León, J. E., & Malta, M. M. de. (2024). A crise da Nova República e a ascensão autoritária no Brasil. Cadernos Do Desenvolvimento, 18(34), 135–165. Recuperado de https://www.cadernosdodesenvolvimento.org.br/cdes/article/view/784

Edição

Seção

Artigos