Capital científico institucional na transformação territorial-regional dos municípios lindeiros

Autores

Palavras-chave:

Desenvolvimento Territorial, Capita Científico, Ativos Territoriais, Transferência de Conhecimento, Municípios Lindeiros

Resumo

O desenvolvimento territorial engloba distintos atores sociais, sendo um deles as universidades. A transferência do capital científico voltado à inovação tecnológica é percebida como fonte de desenvolvimento territorial. O objetivo é compreender como o capital científico das universidades pode ser utilizado na transformação territorial-regional dos municípios Lindeiros ao lago da Itaipu, no Paraná, Brasil. A metodologia da pesquisa apresenta estudo de casos múltiplos em dezesseis municípios lindeiros. Trata-se de um estudo qualitativo que usa um protocolo de pesquisa com oito variáveis. Os resultados evidenciaram que o capital científico é um ativo relevante para a transformação do território, mas precisa ser ativado para ser efetivo. A conclusão reitera que a transformação do território demanda também de capital científico, responsável pelos ativos tecnológicos e de inovação. Trata-se de uma estratégia territorial-regional a longo prazo centrada no desenvolvimento urbano-sustentável de municípios, regiões e países, em especial, nos municípios que sofreram impactos ambientais severos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Giovana Goretti Feijó de Almeida, Instituto Politécnico de Leiria

Pesquisadora do Instituto Politécnico de Leiria, Portugal. Doutora e Mestre em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Santa Cruz do Sul.

Douglas André Roesler, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Professor Associado da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus de Marechal Cândido Rondon, Centro de Ciências Sociais Aplicadas. Doutor em Meio Ambiente e Desenvolvimento pela Universidade Federal do Paraná; Mestre em Administração pela Universidade Federal de Lavras; graduado em Administração pela Universidade Federal do Oeste do Paraná.

José Angelo Nicácio, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Professor Associado da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus Marechal Cândido Rondon, Centro de Ciências Sociais Aplicadas. Doutor e Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina; graduado em Administração de Empresas pela Faculdade de Ciências Contábeis e Administrativas de Rolândia.

Referências

ABRAMOVAY, R. O capital social dos territórios: repensando o desenvolvimento rural. Economia Aplicada, v. 4, n. 2, p. 379-397, 2000.

AGUSTINHO, E.; GARCIA, E. Inovação, transferência de tecnologia e cooperação. Direito e Desenvolvimento, v. 9, n. 1, p. 223-239, 2018.

AUDY, J. A inovação, o desenvolvimento e o papel da Universidade. Estudos Avançados, v. 31, n. 90, p. 75-87, 2017.

BOURDIEU, P. Os usos sociais da ciência: por uma sociologia clínica do campo científico. São Paulo: Ed. Unesp, 2004.

BOURDIEU, P.; WACQUANT, L. Una invitación a la sociología reflexiva. Buenos Aires: Siglo Vintiuno, 2012.

CALDEIRA, T. P. R. Desigualdade e Legitimidade: problematizando a produção de conhecimento social. Tempo Social, v. 33, n. 3, p. 21-45, 2021.

CALDERÓN, A. I. Repensando o papel da universidade. RAE, v. 44, n. 2, p. 104-108, 2004.

DANERI, D. D. R.; TRENCHER, G.; PETERSEN, J. Students as change agents in a town-wide sustainability transformation: the Oberlin Project at Oberlin College. Current Opinion in Environmental Sustainability, v.16, p. 14-21, 2015.

FAVARETTO, A. Multiescalaridade e multidimensionalidade nas políticas e nos processos de desenvolvimento territorial: acelerar a transição de paradigmas. In: Desenvolvimento regional: processos, políticas e transformações territoriais. São Carlos: Pedro & João Ed., 2020.

FREITAS, R. S. Três lugares para a crise de legitimidade da ciência. Tempo Social, v. 33, n. 3, p. 47-69, 2021.

JIMÉNEZ GARCÍA, S. A. Las culturas de formación de investigadores de la educación em das comunidades académicas de México. México: Plaza y Valdés; Universidad Guadalajara, 2010.

LIMA, L. L.; D’ASCENZI, L. Formulação e Implementação da Política Pública de Desenvolvimento Local em Porto Alegre. Redes, v. 22, n. 3, p. 225-249, 2017.

MOSER, A. C.; THEIS, I. M. Investimentos em C&T e desigualdades socioespaciais no Brasil. Tempo Social, v. 26, n. 2, 2014.

PECQUEUR, B. O desenvolvimento territorial: uma nova abordagem dos processos de desenvolvimento para as economias do sul. Raízes, v. 24, n. 1-2, p. 10-22, 2005.

PEREIRA, J. A.; ZACARIAS, G. C.; SILVA, M. A. C. Perspectivas do território e desenvolvimento local: estudo sobre a constituição do município de Naviraí, MS, como polo urbano regional. Interações, Campo Grande, v. 22, n. 1, p. 309-327, 2021.

PHILIPPI, D. A. et al. Cooperação tecnológica do programa rio de leite: efeitos no capital científico e humano técnico. Revista Brasileira de Gestão e Inovação, v. 7, n. 3, p. 1-25, 2020.

PIRES, A. P. Os conceitos de campo científico, habitus científico e capital científico na análise da formação de pesquisadores para o campo da Política Educacional. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, v. 7, e2219875, p. 1-17, 2022.

REHBEIN, M. O.; ROSS, J. L. S. Impacto ambiental urbano: revisões e construções de significados. GEOUSP Espaço e Tempo, v. 14, n. 1, p. 95-112, 2010.

RODRÍGUEZ, A. E. R.; PÉREZ, E. A.; MONTERO, A. B. Município inteligente para o desenvolvimento local sustentável a partir da gestão do conhecimento. Interações, Campo Grande, v. 22, n. 3, p. 977-1000, 2021.

RUSSELL, B. Abc da relatividade. Rio de Janeiro: Zahar, 1974.

SAQUET, M. A. A descoberta do território e outras premissas do desenvolvimento territorial. Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais, v. 20, n. 3, 2018.

SAQUET, M. A.; BRISKIEVICZ, P. Territorialidade e identidade: um patrimônio no desenvolvimento territorial. Caderno Prudentino de Geografia, v. 31, n. 1, p. 1-14, 2009.

SCHNEEGANS, S.; LEWIS, J.; STRAZA. T. (Eds.). Relatório de Ciências da UNESCO: A corrida contra o tempo por um desenvolvimento mais inteligente – Resumo executivo. Paris: UNESCO Pub., 2021.

SHIOTA, Q. et al. A Rede de universidades da rota de integração latino-americana (unirila) e o corredor bioceânico: relações culturais entre Porto Murtinho/Brasil e Carmelo Peralta/Paraguai. Interações, Campo Grande, v. 22, n. 4, p. 1175-1188, 2021.

Downloads

Publicado

2024-07-05

Como Citar

Almeida, G. G. F. de, Roesler, D. A., & Nicácio, J. A. (2024). Capital científico institucional na transformação territorial-regional dos municípios lindeiros. Cadernos Do Desenvolvimento, 18(34), 166–193. Recuperado de https://www.cadernosdodesenvolvimento.org.br/cdes/article/view/654

Edição

Seção

Artigos