As contribuições de Celso Furtado sobre o papel da ciência, tecnologia e inovação ao desenvolvimento

Autores

  • Helena Lastres
  • José Eduardo Cassiolato

Resumo

A originalidade e o pragmatismo, assim como a visão contextualizada e sistêmica, marcaram o pensamento de Celso Furtado. Seus esforços resultaram em uma construção teórica inovadora, marcada por noções analíticas e propositivas ausentes na ortodoxia econômica. Dentre outras seminais contribuições, ressaltou de modo pioneiro a função central do progresso técnico na reprodução da sociedade capitalista e na determinação do processo histórico pelo qual as hierarquias entre agentes e países são formadas. Ao ressaltar as questões de poder envolvidas nas esferas acadêmicas, de planejamento e implementação de políticas para o desenvolvimento, deixou claro que a compreensão das estruturas do poder é imprescindível na análise do desenvolvimento das forças produtivas e inovativas. Em muito contribuiu para desmistificar várias hipóteses que, até os dias atuais, influenciam as agendas de políticas para o desenvolvimento produtivo e tecnológico no Brasil e no mundo inteiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Helena Lastres

Coordenadores da RedeSist, Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro e membros fundadores do Centro Internacional Celso Furtado.

José Eduardo Cassiolato

Coordenadores da RedeSist, Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro e membros fundadores do Centro Internacional Celso Furtado.

Downloads

Publicado

2020-07-25

Como Citar

Lastres, H., & Cassiolato, J. E. (2020). As contribuições de Celso Furtado sobre o papel da ciência, tecnologia e inovação ao desenvolvimento. Cadernos Do Desenvolvimento, 15(26), 277–298. Recuperado de https://www.cadernosdodesenvolvimento.org.br/cdes/article/view/500