O federalismo, os ciclos da política econômica brasileira e o desenvolvimento do Nordeste (Governos de Dutra a Lula)

Autores

  • Eduardo Raposo PUC-RJ

Resumo

Reflete sobre a natureza do federalismo brasileiro, os ciclos da política econômica vividos pelo País e sobre o desenvolvimento econômico do Nordeste entre os governos de Eurico Gaspar Dutra e de Luis Inácio da Silva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Raposo, PUC-RJ

Doutor em ciência política, com pós-graduação pelo Institut d’études politiques de Paris. É professor e pesquisador do departamento de sociologia e política e coordenador do programa de pós-graduação em ciências sociais da PUC-RJ. Suas pesquisas e publicações recentes são sobre o período republicano brasileiro, em especial sobre as elites políticas, econômicas, nacionais e regionais brasileiras; teoria política; política econômica e instituições públicas brasileiras. Atualmente coordena as pesquisas: as elites políticas brasileiras; o Banco Central do Brasil e a sociologia das instituições militares brasileiras. É autor de 1930: seis versões e uma revolução – história oral da política paraibana (Fundaj/Massangana, 2008).

Referências

ISMAEL, R. Nordeste: A força da diferença – Os impasses e desafios da cooperação regional. Recife: Editora Massangana, 2005.

FURTADO, C. Formação econômica do Brasil. Rio de Janeiro: Ed. Fundo de Cultura, 1959.

RAPOSO, E. 1930: Seis versões e uma revolução – História oral da política paraibana (1889-1940). Recife: Fundação Joaquim Nabuco – Editora Massangana, 2006.

Documento mimeografado

RAPOSO, E. O Banco Central do Brasil – O leviatã ibérico. Mimeo, 2010.

Downloads

Publicado

2018-05-25

Como Citar

Raposo, E. (2018). O federalismo, os ciclos da política econômica brasileira e o desenvolvimento do Nordeste (Governos de Dutra a Lula). Cadernos Do Desenvolvimento, 5(7), 209–219. Recuperado de https://www.cadernosdodesenvolvimento.org.br/cdes/article/view/279

Edição

Seção

Mesa 5 - Um federalismo cooperativo no Brasil