Dossiê Nordeste: Exportações do estado de Pernambuco para o resto do mundo: evolução, caracterização e perspectivas

Autores

  • Tathyanna Figueiredo Maciel Universidade Federal de Pernambuco
  • Álvaro Barrantes Hidalgo Universidade Federal de Pernambuco

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar as relações comer­ciais entre Pernambuco e o resto do mundo durante o período recente, mostrando a evolução, a caracterização e os produtos com mais potencial. A análise realizada é apoiada no cálculo de alguns indicadores de compe­titividade, são calculados índices de vantagens compa­rativas reveladas, índices de comércio intraindústria e indicadores de concentração das exportações para o estado. Verificou-se que as exportações do estado são pouco diversificadas, e os grupos de produtos que pare­cem ter mais potencial de exportação são os seguintes: alimentos, fumo e bebidas; plásticos e borracha; máqui­nas e equipamentos. Nessa perspectiva, verificou-se que Pernambuco tem seu comércio caracterizado como sendo interindustrial e possui uma pauta de exportação relativamente concentrada em produtos primários, o que contribui para a instabilidade da receita de exportações. O trabalho conclui que estratégias de diversifica­ção da pauta de exportações de Pernambuco, não ape­nas quanto a produtos, mas também no que se refere a destinos comerciais, parecem ser importantes para uma estratégia bem-sucedida de inserção internacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tathyanna Figueiredo Maciel, Universidade Federal de Pernambuco

Possui curso de graduação em Relações Internacionais pela Faculdade Integrada do Recife (FIR), curso de pós-graduação (MBA) em Gestão Empresarial pela FGV-Faculdade Nova Roma e mestrado Profissional em Economia, área de Comércio Exterior e Relações Internacionais pelo PIMES/ UFPE. Atua em áreas estratégicas de comércio internacional e atualmente é trader da empresa Tramontina Delta S.A.

Álvaro Barrantes Hidalgo, Universidade Federal de Pernambuco

Possui curso de graduação em Economia pela Universidade da Costa Rica, mestrado em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco (PIMES/UFPE) e doutorado em Economia pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e leciona nos cursos de graduação e pós-graduação em Economia da UFPE. Também é pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Atua na área de Economia Internacional, com inúmeros artigos publicados em revistas de Economia sobre os seguintes temas: vantagens comparativas, integração econômica, taxa de câmbio de equilíbrio, efeitos da abertura comercial e comércio exterior brasileiro.

Referências

BALASSA, B. Trade Liberalization and revealed comparative advantage. Washington, DC: World Bank, 1965.

CONDEPE/FIDEM. Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco. Disponível em: www.condepefidem.pe.gov.br

FARIAS, Joedson Jales de. Exportações do Rio Grande do Norte: Crescimento, Vantagens Comparativas Reveladas e o Problema da Concentração (1980-1995). Dissertação de Mestrado defendida no Programa de Pós-Graduação em Economia, PIMES, Universidade Federal de Pernambuco, Recife: Maio, 2000.

FEISTEL, P. e A. HIDALGO, O Intercâmbio Comercial Brasil-China: A Questão das Vantagens Comparativas. Revista Análise Econômica, v. 30, no 57, pp. 175-203, 2012.

FONTENELE, A. M.; MELO, M. C. P. Comércio Exterior do Nordeste (1990-2008) e Dilemas de Política Pública em uma Economia Pobre com Pauta Concentrada. Cadernos do Desenvolvimento, v. 5(7), pp. 322-348, outu¬bro 2010.

GALVÃO, O. J. A. 45 anos de Comércio Exterior no Nordeste do Brasil: 1960-2004. Revista Econômica do Nordeste, v. 38, pp. 7-31, 2007.

GRUBEL, H.; LLOYD, P. Intra-industry trade: the theory and measurement of international trade in differentiated products. London: Macmillan, 1975.

HIDALGO, Álvaro. Exportações do Nordeste do Brasil: Crescimento e Mudança na Estrutura. Revista Econômica do Nordeste, Fortaleza, v. 31, no especial, pp. 560-574, novembro 2000.

HIDALGO, Álvaro; MATA, Daniel da. Exportações do Estado de Pernambuco: Concentração, Mudança na Estrutura e Perspectivas. Revista Econômica do Nordeste, Fortaleza, v. 35, no 2, pp. 264-283, abr./jun. 2004.

KRUGMAN, P. R. Increasing returns, monopolistic competition, and international trade. Journal of international economics, v. 4, no 9, pp. 469-479, 1979.

LOVE, J. Trade Concentration and export instability. The Journal of Development Studies, v. 15, no 3, pp. 60-69, 1979.

MDIC. Ministério do Desenvolvimento da Indústria e Comércio. Disponível em: www.mdic.gov.br

THORSTENSEN, V. et alii. O Brasil frente a um mundo dividido em blocos. São Paulo, Instituto Sul-Norte, 1994.

Downloads

Publicado

2018-05-16

Como Citar

Maciel, T. F., & Hidalgo, Álvaro B. (2018). Dossiê Nordeste: Exportações do estado de Pernambuco para o resto do mundo: evolução, caracterização e perspectivas. Cadernos Do Desenvolvimento, 7(11), 47–64. Recuperado de https://www.cadernosdodesenvolvimento.org.br/cdes/article/view/187