Turismo, eventos e suas perspectivas: potencialidades para o desenvolvimento do município de Caicó/RN

Autores

  • Josemery Araújo Alves Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Francisco de Azevedo Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Resumo

O artigo traz a relação existente entre turismo e eventos, apontando suas perspectivas para o desenvolvimento do município de Caicó/RN. Tem-se como objetivo investigar a contribuição de eventos como a Festa de Santana e o carnaval para o desenvolvimento do turismo em Caicó, analisando se esses realmente são os principais responsáveis pela atração de turistas para o município. A amostra foi composta por gestores públicos e empresários do turismo definidos de acordo com a ligação com a atividade de eventos. Os resultados apontam que são visíveis as mudanças decorrentes dos eventos, principalmente em termos estruturais, com equipamentos de suporte para a atividade turística. Conforme os fatores levantados, a atividade turística vem acontecendo no município, e muitos responsabilizam os grandes eventos como os principais impulsionadores de medidas efetivas para o turismo em Caicó, ressaltando a relevância dos aspectos culturais como elementos que contribuem para manter a tradição dos festejos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Josemery Araújo Alves, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Bacharel em Turismo pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN), mestre em Turismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), doutoranda em Recursos Naturais pela Universidade Federal de Campina Grande. Professora efetiva do Curso de Bacharelado em Turismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Campus de Currais Novos. Pesquisadora do grupo de pesquisa do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico): Gestão, Turismo e Políticas Públicas (UFRN). Atuação na área de Turismo, com ênfase em eventos, lazer, planejamento turístico e políticas públicas. Coordena e/ou participa de projetos de ensino, pesquisa e extensão.

Francisco de Azevedo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Bacharel em Ciências Econômicas com estudos realizados na Universidade Católica de Santos e na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UFRN). Licenciado em Geografia pela Faculdade Católica de Uberlândia (MG). Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe; Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia (MG), com Estágio Doutoral na Universidade de Barcelona, Espanha. Atualmente é professor Adjunto do Departamento de Geografia, docente do Programa de Pós-Graduação em Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Turismo, todos na da UFRN. Tem experiência docente nas áreas de Economia, Geografia e Turismo. Coordenador de projetos de pesquisa, ensino e extensão universitária. Coordena e/ou participa de projetos de pesquisa e extensão no Brasil, Espanha e África.

Referências

ALVES, J. A.. A organização de eventos como estratégia de negócios Turísticos: um estudo de caso sobre as empresas promotoras e organizadoras de eventos em Caicó/RN. 2008. 59 f. Monografia (Curso de turismo) - Universidade Estadual do Rio Grande do Norte, Natal.

ALVES, M. L. B; RAMOS S.P.; FORTES. Turismo e Peregrinação Religiosa: A Festa de Santana de Caicó- RN. Anais. Encontro Nacional de Turismo com Base Local, Anais ENTBL, 2005.

ALVES , M.L. B.; RAMOS, S.P.. Turismo religioso no Rio Grande do Norte: as múltiplas faces dos “encontros” no Sertão do Seridó. Revista Hospitalidade, São Paulo, ano IV, n. 2, pp. 35-50, 2. sem. 2007.

ANDRADE, R. B.. Manual de eventos. 2.ed. ampl- Caxias do Sul: EDUCS, 2002.

AZEVEDO, F.F. Entre a cultura e a política: uma geografia dos “currais” no sertão do Seridó Potiguar. 2007. 446f. Tese (Doutorado em geografia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia.

BENI, M. C. Política e planejamento de turismo no Brasil. São Paulo: Aleph, 2006 (série turismo).

BRITTO, J.; FONTES, N. Estratégias para eventos: uma ótica do marketing e do turismo. São Paulo: Aleph, 2002.

CORIOLANO, LL.N.M.T. O turismo nos discursos, nas políticas e no combate à pobreza. São Paulo: Annablume, 2006.

CRUZ, R. C. Geografia do turismo: de lugares a pseudo-lugares. Colaboradores, André Luiz Sabino, Fábio Silveira Molina, Rodolfo Pereira das Chagas.- São Paulo: Roca, 2007.

DAMASCENO, G. Y. F.. Análise das inovações ocorridas no carnaval de Caicó – RN sob a perspectiva dos organizadores dos blocos e gestores das empresas de eventos. 2011. 60 f. Monografia (Curso de turismo) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Currais Novos.

DIAS, R.. Planejamento do turismo: política e desenvolvimento do turismo no Brasil. 1.ed. 3. Reimpr. São Paulo: Atlas, 2008.

FURTADO, C.. O nordeste: reflexões sobre uma política alternativa de desenvolvimento. Revista de Economia Política, Vol. 4, n° 3, Julho-Setembro de 1984.

INSTITUTO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO NACIONAL. Festa de Sant' Ana de Caicó. Disponível em: <http://portal.iphan.gov.br/portal/montarDetalheConteudo.do?id=15779&sigla=Institucional&retorno=detalheInstitucional>. Acesso em 30/04/13.

MARTIN, V.. Manual prático de eventos. 1ed. 4. reimpr. São Paulo: Atlas, 2007.

MELO NETO, F.P. Evento: de ação, de entretenimento a agente de promoção do patrimônio histórico-cultural. In: FUNARI, Pedro Paulo; PINSKY, Jaime (org.). Turismo e patrimônio cultural. - São Paulo: Contexto, 2001 (coleção turismo contexto).

MORAIS, I. R.D.. Seridó norte-rio-grandense: uma geografia de resistência. Caicó/ RN: Ed. do autor, 2005.

Downloads

Publicado

2018-05-09

Como Citar

Alves, J. A., & Azevedo, F. de. (2018). Turismo, eventos e suas perspectivas: potencialidades para o desenvolvimento do município de Caicó/RN. Cadernos Do Desenvolvimento, 8(13), 111–127. Recuperado de https://www.cadernosdodesenvolvimento.org.br/cdes/article/view/140