Intérpretes do pensamento desenvolvimentista

Roberto Saturnino Braga

Resumo


 Há muito os Cadernos do Desenvolvimento plane­javam a entrevista com o ex-senador Roberto Saturnino Braga, atual diretor-presidente do Centro Internacional Celso Furtado. Esta oportunidade se apresentou em janeiro de 2016, quando Braga recebeu em seu apartamento do Leblon, no Rio de Janeiro, seus entrevistadores: Luiz Carlos Delorme Prado, David Kupfer, Ricardo Bielschowsky, Rosa Freire d’Aguiar, via skype, e Carmem Feijó.

Em quase quatro horas de conversa, o ex-senador discorreu sobre sua longa carreira como funcionário concursado do BNDE e sua vida pública, iniciada em 1963, quando foi eleito deputado federal pelo Rio de Janeiro, com apenas 31 anos. Como filho e neto de políticos, ele sempre teve a política nas conversas da família. Sua atuação na Câmara dos Deputados e no Senado Federal foi marcada pelas grandes discussões sobre questões econômicas, em particular a defesa da atuação das empresas estatais em prol do desenvolvimento econômico. Prefeito do Rio de Janeiro de 1986 a 1988, ele implementou de forma pioneira a gestão participativa da cidade, experiência muito à frente do seu tempo em termos de administração municipal. Contudo, desaven­ças na política levaram ao episódio traumático da falência da Prefeitura, com um desgaste pessoal que durou alguns anos para se dissipar. A volta à vida pública ocorreu em 1999, com sua eleição ao Senado Federal, agora em um contexto político democráti­co. Saturnino Braga se retirou da vida parlamentar em 2007, após 40 anos de militância política ilibada. Publicar em Cadernos do Desenvolvimento o seu tes­temunho, em um momento em que o país presencia escândalos financeiros ligados a políticos em altos postos do Parlamento brasileiro, é um privilégio que o Centro Celso Furtado tem a honra de proporcio­nar aos seus leitores.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




            

A edição n. 28 de Cadernos do Desenvolvimento teve apoio da Fundação Oswaldo Cruz, por meio do Projeto "Desafios para o Sistema Único de Saúde no contexto nacional e global de transformações sociais, econômicas e tecnológicas - CEIS 4.0" (Fiocruz/Fiotec)

 

CADERNOS do DESENVOLVIMENTO é uma publicação do
Centro Internacional Celso Furtado de Políticas para o Desenvolvimento

cadernos@centrocelsofurtado.org.br 

secretaria@centrocelsofurtado.org.br