O potencial representado pelo Sistema Produtivo de Petróleo e Gás no Rio de Janeiro e implicações para o desenvolvimento regional

Mauro Osório da Silva, Israel Marcellino, Leonardo Veiga, Henrique Rabelo Sá Rego, Marianna Salles Falcão

Resumo


O Rio de Janeiro possui grandes jazidas de petróleo e gás natural (P&G) que, aliadas à presença da Petrobras e outras empresas globais ligadas à indústria petrolífera, constituem base para uma especialização produtiva importante para a economia regional. Como forma de subsidiar os debates do Fórum Estratégico de Desenvolvimento do Estado da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, este artigo busca lançar um olhar a respeito de temas relacionados ao papel do petróleo e do gás no desenvolvimento fluminense, principalmente em termos de sua capacidade em gerar encadeamentos produtivos. Para tanto, sublinha significativas oportunidades e gargalos a serem superados para o aproveitamento do potencial, que deve se inserir no debate sobre políticas públicas para o desenvolvimento regional a partir do petróleo e do gás, pensando em elementos como políticas industriais, instituições, regulação, legislação, tecnologia e os padrões globais de organização e concorrência da indústria.


Palavras-chave


Sistema Produtivo de Petróleo e Gás; Estado do Rio de Janeiro; Desenvolvimento Regional

Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Ministério da Economia. Receita Federal. (Site). Publicado em: 2020a. Disponível em: https://receita.economia.gov.br/orientacao/tributaria/cadastros/consultas-cnpj. Acesso em: 20 ago. 2020.

BRASIL. Ministério das Minas e Energia. Novo Mercado de Gás. Ministério das Minas e Energia. (Site). Publicado em: 2020b. Disponível em: http://www.mme.gov.br/web/guest/conselhos-e-comites/cmgn/novo-mercado-de-gas. Acesso em: 10 set. 2020.

BRITTO, J.; CASSIOLATO, J. E.; MARCELLINO, I. S. Especialização produtiva e dinamismo inovativo da indústria fluminense: desafios e potencialidades para o desenvolvimento regional. In: OSORIO, M. et al. (Orgs). Uma agenda para o Rio de Janeiro: Estratégias e políticas públicas para o desenvolvimento socioeconômico. Rio de Janeiro: FGV Ed., 2015.

CHAMBRIARD, M.; NEVES, P. Petróleo, gás natural, emprego e renda: estimativas para 2030. Caderno Opinião, FGV Energia, Rio de Janeiro, jan. 2020.

MARCELLINO, I. O Complexo Produtivo de P&G como vetor para o fortalecimento do Sistema Regional de Inovação Fluminense: uma análise de determinantes estruturais e organizacionais. 2014. Dissertação (Mestrado em Economia) – Universidade Federal Fluminense, Niterói (RJ), 2014.

OSORIO, M. Economia, desenvolvimento e caminhos para o Rio de Janeiro. Revista de Economia Fluminense, v. VII, p. 13-17, 2013.

OSORIO, M.; VERSIANI, M. H. Rio de Janeiro: como sair da crise? Jornal dos Economistas, v. 1, p. 3-5, 2019.

OSORIO, M. et al. (Orgs.). Uma agenda para o Rio de Janeiro: estratégias e políticas públicas para o desenvolvimento socioeconômico. Rio de Janeiro: Ed. FGV, 2015.

OSORIO, M.; REGO, H.; VERSIANI, M. H. Rio de Janeiro: fatos e versões. In: OSORIO, M.; VERSIANI, M. H.; MAGALHÃES, A. F. (Orgs.). Rio de Janeiro: reflexões e práticas. Belo Horizonte: Fórum, 2016.

PETROBRAS. Contratos. Portal da Transparência. (Site). Publicado em: 2020. Disponível em: http://transparencia.petrobras.com.br/licitacoes-contratos/contratos. Acesso em: 20 ago. 2020.

ROSA, L. P.; OSORIO, M. Gás Natural como Indutor do Desenvolvimento da Economia Fluminense - versão resumida. Revista Brasileira de Energia, v. 1, p. 35-68, 1995.

SOBRAL, B. A Falácia da “inflexão econômica positiva”: algumas características da desindustrialização fluminense e do “vazio produtivo” em sua periferia metropolitana. Cadernos do Desenvolvimento Fluminense, Rio de Janeiro, n. 1, fev. 2013.

VICTER, W. Abertura do Setor de Gás Natural: O Risco de Entrarmos no “Jogo de Erros e Acertos”. Boletim Energético, FGV Energia, Rio de Janeiro, jun. 2019.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.