Covid-19 e o Complexo Econômico-Industrial da Saúde: fragilidades estruturais e possibilidades de enfrentamento da crise sanitária

Rodrigo Sabbatini, Camila Veneo Campos Fonseca

Resumo


O objetivo deste trabalho é discutir a dinâmica global do sistema produtivo e inovação do Complexo Econômico-Industrial da Saúde (CEIS), em particular, de que forma suas fragilidades estruturais foram evidenciadas pela eclosão da pandemia Covid-19. A partir da referida discussão, pretende-se elaborar uma reflexão introdutória, mas propositiva, em relação às medidas a partir das quais se pode estimular a internalização, desenvolvimento e utilização de algumas das tecnologias contidas no conceito de “Revolução 4.0” não só como parte de um projeto de desenvolvimento socioeconômico, mas como forma de combate à emergência sanitária.


Palavras-chave


Covid-19; Complexo Econômico-Industrial da Saúde (CEIS); Sistema Único De Saúde (SUS); Revolução 4.0; Sistema Produtivo e Inovação

Texto completo:

PDF

Referências


GADELHA, C. A. G. O complexo industrial da saúde e a necessidade de um enfoque dinâmico na economia da saúde. Ciência & Saúde Coletiva, v. 8, n. 2, p. 521-535, 2003.

GADELHA, C. A. G. Complexo econômico-industrial da saúde: uma oportunidade estratégica para o desenvolvimento econômico e social do Brasil. In: COSTA, G.; POCHMANN, M. (Orgs.). O estado como parte da solução. Uma análise dos desafios do desenvolvimento brasileiro. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2020.

IEDI. Instituto de Estudos de Desenvolvimento Industrial. Indústria 4.0: desafios e oportunidades para o Brasil. Carta IEDI, São Paulo, n. 797, 21 jul. 2017.

IEDI. Instituto de Estudos de Desenvolvimento Industrial. Indústria 4.0: o futuro da indústria. Carta IEDI, São Paulo, n. 803, 1 set. 2017.

IEDI. Instituto de Estudos de Desenvolvimento Industrial. Indústria 4.0: Políticas e estratégias nacionais face à nova revolução produtiva. Carta IEDI, São Paulo, n. 823, 29 dez. 2017.

WTO SECRETARIAT. Trade in medical goods in the context of tackling covid-19. WTO’s Secratariat Information Note, April 3rd, 2020. Disponível em: https://www.wto.org/english/news_e/news20_e/rese_03apr20_e.pdf. Acesso em: 03 ago. de 2020.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.