Imagem para capa

Centenário de Celso Furtado

Rosa Freire d'Aguiar

Resumo


 

POR ANTONIO CORRÊA DE LACERDA, CARLOS MEDEIROS, CARMEM FEIJÓ E TÂNIA BACELAR

Com muita satisfação entrevistamos, para o número comemorativo do centenário de nascimento de Celso Furtado, a jornalista e tradutora Rosa Freire d’Aguiar. Rosa, viúva e herdeira testamentária de Celso Furtado, também é a responsável por dar corpo editorial e revisão acurada às obras lançadas por Furtado desde os anos 1970.

Graças ao esforço e dedicação de Rosa em manter viva a memória de Celso Furtado, a comunidade acadêmica passou a ter acesso ao seu valioso acervo, o que muito beneficia a pesquisa acadêmica em questões de desenvolvimento econ.mico em geral, e sobre a história econômica recente de nosso país.

A entrevista era para ser conduzida presencialmente, mas dado o isolamento social por conta da pandemia do Covid-19, a realizamos online, com nossos entrevistadores – Carlos Medeiros, Antônio Corrêa de Lacerda e Tânia Bacelar – em suas respectivas casas, estando Rosa em Paris. Em duas horas de conversa fomos nos tornando próximos da pessoa que foi Celso Furtado, através do testemunho de Rosa. Além de economista reconhecido nacional e internacionalmente, Celso se revela, nas palavras de Rosa, um ser humano desde muito cedo sensível às injustiças sociais e comprometido em transformar, através do conhecimento científico, as estruturas de poder que perpetuam as desigualdades sociais em nosso país.

Carmem Feijó

Junho, 2020


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Rosa Freire d'Aguiar

Curta a página de CADERNOS do DESENVOLVIMENTO


CADERNOS DO DESENVOLVIMENTO é uma publicação do
Centro Internacional Celso Furtado de Políticas para o Desenvolvimento

Av. Rio Branco, 124, sl 1304, Ed. Edison Passos, Centro, Rio de Janeiro-RJ, 20040-001
Tel.: +55(21) 2178-9540
cadernos@centrocelsofurtado.org.br 

Indexado por