Luxo e subdesenvolvimento: reflexões sobre as possibilidades econômicas dos nossos netos

Juan Negreiros Baldarenas, Fernanda Graziella Cardoso, Cristina Fróes de Borja Reis

Resumo


Partindo do texto de Keynes de 1930 e de sua previsão otimista a respeito do futuro do capitalismo, o presente artigo busca refletir teoricamente sobre as possibilidades econômicas da periferia do sistema capitalista. Para tal, recorre-se ao conceito de luxo e de consumo conspícuo de Veblen, colocando em pauta a insaciabilidade das necessidades relativas. Em seguida, retoma-se o pensamento dos pioneiros da Economia do Desenvolvimento, a fim de refletir sobre as possíveis consequências do consumo de luxo sobre a trajetória do desenvolvimento, tendo em vista tanto a teoria quanto alguns resultados de sua prática no contexto latino-americano e brasileiro. Por fim, inspirado pela atualização da previsão de Keynes sob a ótica de Skidelsky e Skidelsky, conclui-se que o consumo de luxo compromete as possibilidades econômicas de nossos netos.


Palavras-chave


Luxo; Consumo Conspícuo; Futuro; Subdesenvolvimento

Texto completo:

PDF

Referências


ALLÉRÈS, Danielle. Luxo… estratégias de marketing. São Paulo: Ed. FGV, 2000.

BOURDIEU, Pierre. Gostos de classe e estilo de vida. In: ORTIZ, Renato (Org.). Bourdieu - Sociologia. São Paulo: Ática, 1983 [1976].

CARDOSO, Fernanda Graziella. A armadilha do subdesenvolvimento: uma discussão do período desenvolvimentista brasileiro sob a ótica da Abordagem da Complexidade. Tese (Doutorado em Economia) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012.

CARDOSO, Fernanda Graziella; LIMA, Gilberto Tadeu. Diagnosticando patologias monetárias: seus impactos sobre a atividade produtiva na visão de Keynes e Veblen. Revista Estudos Econômicos, v. 36, n. 2, São Paulo, abr.-jun. 2006.

DE MASI, Domênico. O ócio criativo. Rio de Janeiro: Sextante, 2000.

FURTADO, Celso. Brasil - a construção interrompida. São Paulo: Paz e Terra, 1992.

FURTADO, Celso. Economia do desenvolvimento: curso ministrado na PUC-SP em 1975. Rio de Janeiro: Contraponto; 2008. (Arquivos Celso Furtado, v. 2).

FURTADO, Celso. Desenvolvimento e subdesenvolvimento. Rio de Janeiro: Contraponto, 2009 [1961].

KEYNES, John Maynard. As possibilidades econômicas de nossos netos. [1930]. In: SZMRECSÁNYI, Tamás (Org.). Keynes. São Paulo: Ática, 1984. (Coleção Grandes Cientistas Sociais).

MINSKY, Hyman. John Maynard Keynes. Campinas: Ed. UNICAMP, 2011.

NEPOMUCENO, Rosa. O Brasil na rota das especiarias: o leva e traz de cheiros, as surpresas da nova terra. Rio de Janeiro: José Olympio, 2005.

NURKSE, Ragnar. Alguns aspectos internacionais do desenvolvimento econômico. [1952]. In: AGARWALA, A. N.; SINGH S. P. (Eds.). A economia do subdesenvolvimento. Rio de Janeiro: Forense, 1969.

PRADO JUNIOR, Caio. Formação do Brasil contemporâneo. São Paulo: Brasiliense, 2000 [1942].

PREBISCH, Raúl. O desenvolvimento econômico da América Latina e alguns dos seus principais Problemas. [1949]. In: BIELSCHOWSKY, Ricardo. Cinquenta anos de pensamento da Cepal. Rio de Janeiro: CEPAL; Record, v. 1, 2000.

RIBEIRO, Darcy. O povo brasileiro: a formação e o sentido do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

ROSA, Cristina de Azevedo. Império do luxo - a construção do sucesso. Lisboa: Lidel, 2010.

SERRANO, Franklin; MEDEIROS, Carlos. O desenvolvimento econômico e a retomada da abordagem clássica do excedente. Revista de Economia Política, v. 24, 2004.

SKIDELSKY, Edward; SKIDESLKY, Robert. Quanto é suficiente? O amor pelo dinheiro e a defesa da vida boa. São Paulo: Civilização Brasileira, 2017.

TAVARES, Maria da Conceição. Auge e declínio do processo de substituição de importações no Brasil. [1963]. In: Da substituição de importações ao capitalismo financeiro. Rio de Janeiro: Zahar, 1972.

VEBLEN, Thorstein. A teoria da classe ociosa. São Paulo: Abril Cultural, 1983 [1889].

YEOMAN, Ian; BEATTIE, Una. Luxury markets and premium pricing. Journal of Revenue And Pricing Management, v. 4, n. 4, jan. 2006.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.