O subdesenvolvimento e suas razões: a perspectiva de Celso Furtado e Caio Prado Jr.
Resumo
Desenvolver um modelo de análise que buscasse exprimir a real identidade da sociedade brasileira foi um dos grandes objetivos de Celso Furtado e Caio Prado Júnior. Ambos foram notáveis na tarefa de compreender a dinâmica das economias subdesenvolvidas e traduzi-las para sociedade. Nesse sentido, este artigo tem o objetivo de compreender a lógica do subdesenvolvimento na visão de Celso Furtado e Caio Prado Júnior. Buscaremos encontrar nesses autores quais os condicionantes da formação das sociedades subdesenvolvidas e os obstáculos que as impedem de alcançarem um padrão de desenvolvimento semelhante ao dos países centrais.
Downloads
Referências
COUTINHO, Carlos Nelson. “A imagem do Brasil” na obra de Caio Prado Júnior. In: Cultura e sociedade no Brasil: ensaios sobre ideias e formas. 2. ed. revista e ampliada. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.
FURTADO, Celso. Teoria e política do desenvolvimento econômico. São Paulo: Abril Cultural, 1983.
_____________. Pequena introdução ao desenvolvimento econômico: enfoque interdisciplinar. São Paulo: Nacional, 1980.
_____________. Criatividade e dependência na civilização industrial. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978.
_____________. Prefácio à nova economia política. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977.
_____________. O mito do desenvolvimento econômico. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1974.
HOLANDA, Sérgio Buarque de. [1936]Raízes do Brasil. São Paulo: Cia das Letras, 2005.
OLIVEIRA, Francisco de. Celso Furtado. Formação econômica do Brasil. In: MOTA, Lourenço Dantas (Org.). Introdução ao Brasil: um banquete no trópico. vol. 1. 3.ed. São Paulo: Senac, 2001.
PRADO JÚNIOR, Caio. Formação do Brasil contemporâneo. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.
_____________. A revolução brasileira. São Paulo: Brasiliense, 1987.
_____________. Esboço dos fundamentos da teoria econômica. São Paulo: Brasiliense, 1966.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).