Mesa 5 – Depoimentos sobre o Pensamento de Celso Furtado

Theotonio dos Santos, Helio Jaguaribe, Rubens Ricupero, Maria da Conceição Tavares, Rosa Freire d’Aguiar Furtado

Resumo


Theotonio dos Santos. Estamos diante de um pensamento de uma força extremamente grande, sobretudo no momento em que se procuram alternativas, tendo em vista que há um sentimento de fracasso da opção neoliberal- se é que foi algum dia opção- há a necessidade de se encontrar alguma alternativa.
Helio Jaguaribe. Creio que se deve a Celso-como já tem sido, muito apropriadamente, manifestado neste seminário- uma contribuição muito importante para a teoria do desenvolvimento.Ele não é um continuador de todo um processo de análise de crescimento econômico, que vem, em última análise, desde os clássicos até Presbich, mas é um inovador em muitos aspectos. Talvez sua principal tenha sido a de sustentar que o subdesenvolvimento não constitui uma etapa inicial de crescimento econômico que desemboca no desenvolvimento.
Rubens Ricupero. Celso Furtado via, com muita clareza, o que hoje as pessoas se esqueceram: o fato de que, quando se fala que o caminho do desenvolvimento é a integração no comércio mundial, integração na economia mundial, é preciso qualificar essa afirmação, porque não se trata de integração per se, e porque integrado o Brasil sempre foi.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Theotonio dos Santos, Helio Jaguaribe, Rubens Ricupero, Maria da Conceição Tavares, Rosa Freire d’Aguiar Furtado

Curta a página de CADERNOS do DESENVOLVIMENTO


CADERNOS DO DESENVOLVIMENTO é uma publicação do
Centro Internacional Celso Furtado de Políticas para o Desenvolvimento

Av. Rio Branco, 124, sl 1304, Ed. Edison Passos, Centro, Rio de Janeiro-RJ, 20040-001
Tel.: +55(21) 2178-9540
cadernos@centrocelsofurtado.org.br 

Indexado por