Sessão de abertura

Laís Abramo, Ilari Rantakari, Luiz Gonzaga Belluzzo, Luis Dulci, Rosa Freire d'Aguiar, Ami Mpungwe

Resumo


Demian Fiocca ressalta três preocupações importantes no pensamento de Celso Furtado. Em primeiro lugar, a questão do desenvolvimento nacional, em segundo, os problemas de desenvolvimento em seu sentido amplo e por último, Furtado diz que o desenvolvimento deveria ser entendido como um crescimento integrado, visando a redução também das desigualdades regionais.
Laís Abramo - Globalização, pobreza e desenvolvimento: a reflexão de cada um desses temas e a relação entre eles é atual e necessária. Eu acrescentaria outro tema, que certamente estará presente nos debates: a desigualdade social.
Ilari Rantakari - gostaria de agradecer pelo compromisso que demonstraram em encontrar respostas às urgentes questões sobre a erradicação da pobreza e a promoção do desenvolvimento. Estas devem ser as prioridades da comunidade internacional se quisermos atingir os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODMS) por volta de 2015.
Luiz Gonzaga Belluzzo - imagino que perseguimos com igual fervor a liberdade e a igualdade, cuja conciliação a experiência moderna mostra que não é fácil. E não há liberdade neste mundo sem igualdade econômica.
Luiz Dulci - gostaria de destacar algumas idéias-força da obra de Celso Furtado que me parecem muito atuais no esforço que o Brasil está fazendo, mas que têm o mesmo valor em qualquer país que busque elaborar e praticar a estratégia de desenvolvimento.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.