Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e a Constituição Federal de 1988: desenvolvimento econômico integrativo como “modelo de desenvolvimento” brasileiro

Joyce de Matos Barbosa

Resumo


O presente trabalho analisa a criação da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), concebida como agente promotora de um modelo institucional alternativo de desenvolvimento, de perfil local, que deverá preparar o país para os desafios do século XXI, com base em uma Política de Desenvolvimento Produtivo (PDP), que tem por lema a concepção da inovação tecnológica e do investimento na pesquisa científica como meios capazes de sustentar o crescimento, de acordo com as necessidades desenvolvimentistas preconizadas pela Constituição Federal Brasileira. A ABDI deve funcionar como um (novo) canal articulatório de produção de políticas e de planejamentos industriais pautados pelo gerenciamento organizacional entre a sociedade civil e o Governo Federal para o estabelecimento de uma nova arena decisória capaz de dinamizar as políticas industriais do país, formalizando um modelo de desenvolvimento econômico integrativo.


Texto completo:

PDF

Referências


CASTRO, M. F. “Capitalista coletivo ideal: Estado, Constituição e desenvolvimento no Brasil contemporâneo”. Tese de doutorado. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2008..

CONSTITUIÇÃO da República Federativa do Brasil 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constitui%C3%A7ao.htm.

DE TONI, J. “Política industrial: será viável uma nova arquitetura organizacional?” Disponível em: http://www.espacoacademico.com.br/051/51toni.htm#_ftn21.

FURTADO, C. A fantasia desfeita. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1989.

______. A formação econômica do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

______. Dialética do desenvolvimento. Rio de Janeiro: Fundo de Cultura, 1964.

______. O mito do desenvolvimento econômico. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1972.

______. Um projeto para o Brasil. Rio de Janeiro: Saga, 1968.

LINDBERG, L. N. “The Politics of inflation and economic stagnation”. Disponível em: http://books.google.com.br/books?id=zoHJeJ7UNMgC&pg=PA48&dq=stop+and+go+economy&ei=MSdnS7C0CJ30MsrF3IcO&cd=1#v=onepage&q=stop%20and%20go%20economy&f=false. Acesso em 23 dez. 2009.

MANTEGA, G. “Teoria da dependência revisitada: um balanço crítico”. Disponível em: http://www.eaesp.fgvsp.br/AppData/GVPesquisa/P00187_1.pdf. Acesso em 17 dez. 2009.

POLÍTICA de Desenvolvimento Produtivo – PDP – Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial – ABDI. Disponível em: http://www.abdi.com.br/?q=system/files/PDPSITE.pdf.

PDP. “Relatório de macrometas”. Disponível em: http://www.abdi.com.br/?q=system/files/relatorio_de_macrometasx.pdf.

SEN, A. K. Desenvolvimento como liberdade. 1a ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.

SOUZA, W. P. A. Teoria da constituição econômica. Belo Horizonte: Del Rey, 2002.

SOUZA E SILVA, C. A. “Reforma política e desenvolvimento de Hélio Jaguaribe”. Disponível em: http://www.intellectus.uerj.br/Textos/Ano6n2/Texto%20de%20Claudio.pdf.

SUZIGAN, W.; FURTADO, J.. “Política industrial e desenvolvimento”. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rep/v26n2/a01v26n2.pdf. Acesso em 6 dez. 2009.

TODESCAN, P.. “A formação do Estado regulador”. Disponível em: http: http://www.cebrap.org.br/imagens/Arquivos/a_formacao_do_estado_regulador.pdf. Acesso em 15 março 2009.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.