Turismo, eventos e suas perspectivas: potencialidades para o desenvolvimento do município de Caicó/RN

Josemery Araújo Alves, Francisco de Azevedo

Resumo


O artigo traz a relação existente entre turismo e eventos, apontando suas perspectivas para o desenvolvimento do município de Caicó/RN. Tem-se como objetivo investigar a contribuição de eventos como a Festa de Santana e o carnaval para o desenvolvimento do turismo em Caicó, analisando se esses realmente são os principais responsáveis pela atração de turistas para o município. A amostra foi composta por gestores públicos e empresários do turismo definidos de acordo com a ligação com a atividade de eventos. Os resultados apontam que são visíveis as mudanças decorrentes dos eventos, principalmente em termos estruturais, com equipamentos de suporte para a atividade turística. Conforme os fatores levantados, a atividade turística vem acontecendo no município, e muitos responsabilizam os grandes eventos como os principais impulsionadores de medidas efetivas para o turismo em Caicó, ressaltando a relevância dos aspectos culturais como elementos que contribuem para manter a tradição dos festejos.


Texto completo:

PDF

Referências


ALVES, J. A.. A organização de eventos como estratégia de negócios Turísticos: um estudo de caso sobre as empresas promotoras e organizadoras de eventos em Caicó/RN. 2008. 59 f. Monografia (Curso de turismo) - Universidade Estadual do Rio Grande do Norte, Natal.

ALVES, M. L. B; RAMOS S.P.; FORTES. Turismo e Peregrinação Religiosa: A Festa de Santana de Caicó- RN. Anais. Encontro Nacional de Turismo com Base Local, Anais ENTBL, 2005.

ALVES , M.L. B.; RAMOS, S.P.. Turismo religioso no Rio Grande do Norte: as múltiplas faces dos “encontros” no Sertão do Seridó. Revista Hospitalidade, São Paulo, ano IV, n. 2, pp. 35-50, 2. sem. 2007.

ANDRADE, R. B.. Manual de eventos. 2.ed. ampl- Caxias do Sul: EDUCS, 2002.

AZEVEDO, F.F. Entre a cultura e a política: uma geografia dos “currais” no sertão do Seridó Potiguar. 2007. 446f. Tese (Doutorado em geografia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia.

BENI, M. C. Política e planejamento de turismo no Brasil. São Paulo: Aleph, 2006 (série turismo).

BRITTO, J.; FONTES, N. Estratégias para eventos: uma ótica do marketing e do turismo. São Paulo: Aleph, 2002.

CORIOLANO, LL.N.M.T. O turismo nos discursos, nas políticas e no combate à pobreza. São Paulo: Annablume, 2006.

CRUZ, R. C. Geografia do turismo: de lugares a pseudo-lugares. Colaboradores, André Luiz Sabino, Fábio Silveira Molina, Rodolfo Pereira das Chagas.- São Paulo: Roca, 2007.

DAMASCENO, G. Y. F.. Análise das inovações ocorridas no carnaval de Caicó – RN sob a perspectiva dos organizadores dos blocos e gestores das empresas de eventos. 2011. 60 f. Monografia (Curso de turismo) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Currais Novos.

DIAS, R.. Planejamento do turismo: política e desenvolvimento do turismo no Brasil. 1.ed. 3. Reimpr. São Paulo: Atlas, 2008.

FURTADO, C.. O nordeste: reflexões sobre uma política alternativa de desenvolvimento. Revista de Economia Política, Vol. 4, n° 3, Julho-Setembro de 1984.

INSTITUTO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO NACIONAL. Festa de Sant' Ana de Caicó. Disponível em: . Acesso em 30/04/13.

MARTIN, V.. Manual prático de eventos. 1ed. 4. reimpr. São Paulo: Atlas, 2007.

MELO NETO, F.P. Evento: de ação, de entretenimento a agente de promoção do patrimônio histórico-cultural. In: FUNARI, Pedro Paulo; PINSKY, Jaime (org.). Turismo e patrimônio cultural. - São Paulo: Contexto, 2001 (coleção turismo contexto).

MORAIS, I. R.D.. Seridó norte-rio-grandense: uma geografia de resistência. Caicó/ RN: Ed. do autor, 2005.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.