Rondônia: entre o estilo amazônico e a revitalização da noção econômica do desenvolvimento

Nathália Thaís Cosmo da Silva, José Ambrósio Ferreira Neto

Resumo


Este artigo traz uma discussão conceitual de desen­volvimento, da forma como este foi instrumentalizado em políticas na Amazônia brasileira que tinham como objetivo a ocupação e o alargamento de atividades econômicas na região. Trata do desenvolvimento de Rondônia e de como se diferencia do estilo amazônico: suas perspectivas e suas contradições como reflexo de um contexto político econômico nacional que se tra­duz em descompassos entre o que se postula como a noção mais adequada do desenvolvimento regional — o desenvolvimento sustentável — e as práticas dos atores políticos e sociais. Para tanto, além da construção con­ceitual acerca da temática, se faz uso de entrevistascom representantes do poder público, pesquisadores, presta­dores de serviços de assistência técnica, dentre outros.


Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA FILHO, Niemeyer. O desenvolvimento da América Latina da perspectiva da Cepal dos anos 90: correção de rumos ou mudança de concepção. In: FERRAZ, João Carlos; CROCCO, Marco; ELIAS, Luiz Antonio (Org.). Liberalização econômica e desenvolvimento. 1ª ed. São Paulo: Editora Futura, 2003, p. 100-123.

ALMEIDA, Rodrigues; BASTOS, Wanderley Rodrigues. Projeto da iniciativa de Integração da Infraestrutura Regional Sul americana (IIRSA), Programa de Aceleração do Crescimento (PAC): O complexo hidrelétrico do Madeira. T&C Amazônia, ano VIII, n. 18, 1° semestre de 2010.

ALMEIDA, J. . Da ideologia do progresso à ideia de desenvolvimento (rural) sustentável. In: ALMEIDA, J.; NAVARRO, Z. Reconstruindo a agricultura: ideias na perspectiva do desenvolvimento rural sustentável. 2ª ed. Porto Alegre: Editora da Universidade/UFRGS, 1998, p. 33-55.

BECKER, Bertha Koiffmann. Amazônia. 2ª ed. São Paulo: Ática, 1991.

BENETTI, Maria Domingues. Boom exportador: ruptura ou continuidade do padrão de comércio brasileiro? In: Indicadores Econômicos FEE, vol. 34, 2006, p. 75-88.

DIEGUES, Antônio Carlos. Desenvolvimento sus¬tentável ou sociedades sustentáveis: da crítica dos modelos aos novos paradigmas. In: São Paulo em Perspectiva, 6: (1-2), p. 22- 29, jan.– jun., 1992.

FRANK, André Gunder. Sociologia do desenvolvimento e subdesenvolvimento da sociologia. In: DURAND, José Carlos Garcia; MACHADO, Lia Pinheiro. Sociologia do Desenvolvimento II. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1975.

FAVARETO, Arilson. Paradigmas do desenvolvimento rural em questão. São Paulo: Iglu, Fapesp, 2007.

GARCIA, Álvaro Antônio. Agricultura e desenvolvimento econômico no Brasil: Os debates nas décadas de 50 e 70. In: Ensaios FEE. Porto Alegre (11/1), 1990, p. 198-122.

LAMBERT, Jacques. Os dois Brasis. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1972.

NASCIMENTO, Maria das Graças. Migrações nordestinas para Amazônia. In: Revista Educação, Cultura e Meio Ambiente, vol. II, n.12, dez. 1998.

MINC, Carlos. A reconquista da Terra: Estatuto da Terra, lutas no campo e reforma agrária. Rio de Janeiro: Editora Jorge Zahar, 1985. In: OLIVEIRA, Rodolfo Osório de. Desenvolvimento, política agrícola e política rural: do setorial ao territorial. Informações Econômicas. São Paulo, vol. 32, n. 12, dez. 2002.

OTT, Ari Miguel Teixeira. Dos grandes projetos de desenvolvimento ao desenvolvimento de projetos: O Planafloro em Rondônia. 2002. Tese (Doutorado) — Universidade Federal de Santa Catarina, 2002.

PARMSRN. Plano de ação participativo para o desenvolvimento de uma economia racional e de manejo sustentável dos recursos naturais da Terra Indígena Sete de Setembro, 2010.

VERA-DIAZ, M. C.; REID, J.; FILHO, B. S.; KAUFMAM, R.; FLECK, L. Efeitos dos projetos de infraestrutura de energia e transportes sobre a expansão da soja na bacia do rio Madeira. vol. 7, 2007.

THÈRY, Hervé. Rondônia: Mutações de um território federal na Amazônia brasileira. Curitiba: SK Ed., 2012.

YOUNG, Carlos Eduardo Frickmann; LUSTOSA, Maria Cecília Junqueira. Meio ambiente e competitividade da indústria brasileira. In: Revista de Economia Contemporânea, Rio de Janeiro, vol. 5, n. Especial, p. 231-259, 2001.

Depoimentos/Entrevistas

Secretária de Desenvolvimento Econômico e Social. Governo do estado de Rondônia. Entrevista sobre o atual processo de desenvolvimento em Rondônia. Porto Velho, 28 de agosto de 2011, duração de 48 min. Entrevistada por Nathália Thaís Cosmo da Silva.

Governador do estado. Governo do estado de Rondônia. Entrevista sobre o atual processo de desenvolvimento em Rondônia. Pimenta Bueno, 8 de julho de 2011, duração de 23 min. Entrevistado por Nathália Thaís Cosmo da Silva.

Deputado Federal. Assembleia Legislativa do estado de Rondônia. Entrevista sobre o atual processo de desenvolvimento em Rondônia. Pimenta Bueno, 8 de julho de 2011, 73 min. Entrevistado por Nathália Thaís Cosmo da Silva.

Assessor Jurídico da Associação de Assistência Técnica e Extensão Rural de Rondônia (Emater- RO). Entrevista sobre o atual processo de desenvolvimento em Rondônia. Porto Velho, 26 de agosto de 2011, duração de 37 min. Entrevistado por Nathália Thaís Cosmo da Silva.

Superintendente da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron). Entrevista sobre o atual processo de desenvolvimento em Rondônia. Porto Velho, 26 de agosto de 2011, duração de 56 min. Entrevistado por Nathália Thaís Cosmo da Silva.

Professor da Universidade Federal de Rondônia (Unir). Entrevista sobre o atual processo de desenvolvimento em Rondônia e sua interface com as comunidades indígenas. Porto Velho, 26 de agosto de 2011, duração de 81 min. Entrevistado por Nathália Thaís Cosmo da Silva.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.