Intérpretes do pensamento desenvolvimentista

Antônio Dias Leite

Resumo


O professor Antônio Dias Leite nos recebeu em sua residência no Rio de Janeiro, numa tarde no final de abril, para uma entrevista para os Cadernos do Desenvolvimento. Nesta entrevista, Dias Leite compartilha conosco um pouco de sua longa e rica trajetória profissional como homem público e professor da UFRJ, da qual é Emérito.
Um dos maiores especialistas em questões energéticas do país, o professor Dias Leite é autor de obra de referência sobre o setor: A energia do Brasil, com várias edições em português e em inglês. Ele iniciou a entrevista de aproximadamente três horas falando sobre seus anos como assistente do professor Jorge Felipe Kafuri, na Faculdade de Engenharia da UFRJ, quando teve como aluno, um dos nossos entrevistadores, senador Saturnino Braga. Na Faculdade de Economia da UFRJ conviveu com dois outros entrevistadores, os professores Nivalde de Castro e Adilson de Oliveira.
Em sua larga experiência como homem público, foi assistente do ministro San "Thiago Dantas, no governo João Goulart, e também convidado a participar dos governos militares, assumindo o cargo de ministro das Minas e Energia no período 1969-1974. Sua trajetória nos diversos governos sempre foi marcada pela defesa inconteste das prioridades de desenvolvimento do país por meio de um planejamento econômico eficiente, no qual políticas de curto prazo não atropelassem políticas de longo prazo. Infelizmente, na avaliação do nosso entrevistado, a dimensão de longo prazo parece ter sido perdida nos últimos anos, pelo menos no que diz respeito ao planejamento do setor energético brasileiro.
Esta entrevista, em tom descontraído, é bastante oportuna na atual conjuntura de severa crise de energia no Brasil. Poder contar com as opiniões  do professor Dias Leite, assim como dos seus entrevistadores, é um privilégio que estamos contentes em proporcionar aos leitores dos Cadernos do Desenvolvimento.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




            

A edição n. 28 de Cadernos do Desenvolvimento teve apoio da Fundação Oswaldo Cruz, por meio do Projeto "Desafios para o Sistema Único de Saúde no contexto nacional e global de transformações sociais, econômicas e tecnológicas - CEIS 4.0" (Fiocruz/Fiotec)

 

CADERNOS do DESENVOLVIMENTO é uma publicação do
Centro Internacional Celso Furtado de Políticas para o Desenvolvimento

cadernos@centrocelsofurtado.org.br 

secretaria@centrocelsofurtado.org.br