O projeto desenvolvimentista no Brasil: histórico e desafios da atualidade

Pedro Cezar Dutra Fonseca

Resumo


A política econômica dos governos de Dilma Rousseff foi alvo de intensa polêmica desde o início do primeiro mandato. Em sequência, no segundo mandato, as críticas ocorreram com a condução de Joaquim Levy para a pasta da Fazenda, o que representaria opção oposta à esperada, pois o discurso e a tradição ortodoxa do ministro contrastavam com as medidas implantadas no primeiro governo e com o próprio programa defendido pela então candidata na campanha eleitoral. Com a saída deste da Fazenda, em dezembro de 2015, e sua substituição por Nelson Barbosa, reforçou-se a expectativa de retorno à política do governo anterior de Dilma, por vezes chamada de “nova matriz macroeconômica”, com o propósito de contrastar com a política de cunho mais ortodoxo dos governos de Fernando Henrique Cardoso e do primeiro mandato de Lula. Tal mudança de orientação de política, principalmente no que diz respeito ao “tripé” – baixa taxa de juros, superávit primário e câmbio valorizado – realmente ocorreu. A dúvida é se tal “nova matriz” que se imputa ao primeiro governo de Dilma pode ser associada ao desenvolvimentismo, ou ao “nacional-desenvolvimentismo”, como frequentemente é referido na mídia e, principalmente, por aqueles que a denunciam, taxando-a de “populismo econômico” e de irresponsável. O objetivo deste artigo é contribuir para clarear tal dúvida.

Texto completo:

PDF

Referências


BACHA, E. DOLLE, M. B. O futuro da indústria no Brasil. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2013.

BONELLI, R.; PESSÔA, S. A desindustrialização brasileira em debate. Carta do IBRE. Rio de Janeiro: FGV, 2010a.

______. Desindustrialização no Brasil: um resumo da evidência. Texto de Discussão. Rio de Janeiro: FGV/IBRE, 2010b.

BONELLI, R.; PESSÔA, S.; MATOS, S. Desindustrialização no Brasil: fatos e interpretação. In: BACHA, E.; BOLLE, M. (Coords.). O futuro da indústria no Brasil: desindustrialização em debate. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2013.

BRESSER-PEREIRA, L. C. Desprotecionismo e desindustrialização. Valor Econômico: São Paulo, 2012.

______. Prefácio. In: AZEVEDO, A. F. Z.; FEIJÓ, C.; CORONEL, D. A. (Coords.). A desindustrialização brasileira. São Leopoldo: Editora Unisinos, 2013.

CANO, W. A desindustrialização no Brasil. Economia e Sociedade, número especial, vol. 21, 2012.

CARDOSO, F. H.; FALLETO, E. Dependência e desenvolvimento na América Latina. Rio de Janeiro: Zahar, 1970.

FONSECA, P. C. D. Nem ortodoxia nem populismo: o segundo governo Vargas e a economia brasileira. Tempo. Niterói: EdUFF, vol. 14, n. 28, jan./jun. 2010.

______. O mito do populismo econômico de Vargas. Revista de economia política. São Paulo: n. 121, jan./mar. 2011, p. 56-76.

______. Desenvolvimentismo: a Construção do Conceito. In: CALIXTRE, B.; BIANCARELLI, A. M.; MACEDO C., M. A. Presente e Futuro do Desenvolvimento Brasileiro. Brasília: IPEA, 2014;

______. Desenvolvimentismo: o conceito, as bases teóricas e as políticas. In: DATHEIN, R. (Org.). Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2015.

______. Prejuízo Conceitual. Intervencionismo não é Sinônimo de Desenvolvimentismo. Folha de São Paulo, Caderno Ilustríssima, 06/03/2016, p. 4-5..

FURTADO, C.. Criatividade e dependência na civilização industrial. São Paulo: Círculo do Livro, 1978.

NASSIF, A. Há evidências de desindustrialização no Brasil? Revista de Economia Política, vol. 28, n. 1, 2008.

, ______; FEIJÓ, C.; ARAÚJO, E. O debate sobre a desindustrialização precoce no Brasil: estamos avançando ou regredindo em relação aos países desenvolvidos?. In: AZEVEDO, A. F. Z. de; FEIJÓ, C.; CORONEL, D. A. (Coords.). A desindustrialização brasileira. São Leopoldo: Editora Unisinos, 2013.

OREIRO, J; FEIJÓ, C. Desindustrialização: conceituação, causas, efeitos e o caso brasileiro. Revista de Economia Política, vol. 30, n. 2, 2010.

SARTORI, G. Concept misformation in comparative politics. American political science review, 64, 1970, p. 1033-1053.

______. Guidelines for concept analysis. In: Social science concepts: a systematic analysis. Ed. Giovanni Sartori. Beverly Hills: Sage, 1984.

WEYLAND, K. Clarifying a contested concept; populism in the study of Latin American Politics. Comparative politics, 2001, p. 1-22.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.