Roberto Simonsen e Eugênio Gudin: origem de um debate ainda não superado na economia brasileira

Carlos Henrique Lopes Rodrigues

Resumo


Este artigo tem como objetivo analisar o debate ocorrido entre Roberto Simonsen e Eugênio Gudin no que ficou conhecido como “A Controvérsia do Planejamento na Economia Brasileira”. Esta discussão, ocorrida nos anos 1940, envolveu a instauração do Conselho Nacional de Política Industrial e Comercial (CNPIC) no governo de Getúlio Vargas. O primeiro trabalho deste conselho foi elaborado por Simonsen. Nele, defendia a industrialização e o planejamento econômico. A apreciação deste trabalho realizou-se na Comissão de Planejamento Econômico (CPE), entidade também criada por Vargas. Na CPE, a análise coube a Gudin, que questionou as propostas de Simonsen, abrindo um intenso debate entre os dois, que se posicionavam em lados opostos. Gudin defendia o liberalismo e a vocação natural do país enquanto produtor agrícola. 

 

Palavras-Chave: protecionismo, liberalismo, planejamento, Simonsen, Gudin.


Texto completo:

PDF

Referências


Anais do I Congresso Brasileiro de Economia. Volume 1, Rio de Janeiro: Oficina Gráfica Mauá, 1943.

Anais do II Congresso Brasileiro de Economia. Volume 2, Rio de Janeiro, Oficina Gráfica Mauá, 1944.

Anais do II Congresso Brasileiro de Economia. Volume 3, Rio de Janeiro, Oficina Gráfica Mauá, 1946.

BALESTRIERO, Geraldo Élvio. Gênese do planejamento econômico no Brasil. São Paulo, 1996, mimeo. Tese (Doutorado), Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1996.

BIELSCHOWSKY, Ricardo. Pensamento econômico brasileiro: o ciclo ideológico do desenvolvimentismo. 4. ed. Rio de Janeiro: Contraponto, 2000.

DOELLINGER, Carlos von. Introdução. In: SIMONSEN, Roberto; GUDIN, Eugênio. A controvérsia do planejamento na economia brasileira; coletânea da polêmica Simonsen X Gudin, desencadeada com as primeiras propostas formais de planejamento da economia brasileira ao final do Estado Novo. Rio de Janeiro: IPEA/INPES, 1977.

GUDIN, Eugênio. Para um Mundo Melhor: ensaio sobre problemas de após-guerra. Rio de Janeiro – São Paulo: Civilização Brasileira. 1943.

________ . Análise da situação econômica e monetária do Brasil (depoimento prestado pelo Sr. Eugênio Gudin perante a Comissão de Inquérito Econômico e Social da Assembleia Constituinte). Rio de Janeiro: Jornal do Comércio, 1946.

________ . Princípios de economia monetária. Volume 1. 4. ed. Rio de Janeiro: Agir Editora, 1965.

________ . Princípios de economia monetária. Volume 2. 4. ed. Rio de Janeiro: Agir Editora, 1968.

________ . Rumos de política econômica. In: SIMONSEN, Roberto; GUDIN, Eugênio. A controvérsia do planejamento na economia brasileira; coletânea da polêmica Simonsen X Gudin, desencadeada com as primeiras propostas formais de planejamento da economia brasileira ao final do Estado Novo. Rio de Janeiro: IPEA/INPES, 1977.

________ . Carta à Comissão de Planejamento. In: SIMONSEN, Roberto; GUDIN, Eugênio. A controvérsia do planejamento na economia brasileira; coletânea da polêmica Simonsen X Gudin, desencadeada com as primeiras propostas formais de planejamento da economia brasileira ao final do Estado Novo. Rio de Janeiro: IPEA/INPES, 1977a.

________ . Eugênio Gudin (depoimento, 1979). Rio de Janeiro: FGV/CPDOC-História Oral, 1980.

HOLLANDA FILHO, Sérgio Buarque. Um debate histórico entre intervencionismo e liberalismo econômico no Brasil: R. Simonsen x E. Gudin. São Paulo: IPE/USP. Seminário nº 22/99, 29 out. 1999.

KAFKA. Alexandre. Dr. Gudin e o Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas. In: _________ et al. Gudin visto por seus contemporâneos. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1979.

LIST, Georg Friedrich. Sistema nacional de economia política. São Paulo: Abril Cultural, 1983.

MALAN, Pedro et al. Política econômica externa e industrialização no Brasil (1939/1952). Rio de Janeiro: IPEA/INPES, 1977.

MANOILESCO, Mihail. Theoria do proteccionismo e da permuta internacional. São Paulo: Centro das Indústrias do Estado de São Paulo, 1931.

RICARDO, David. Princípios de economia política e tributação. São Paulo: Abril Cultural, 1982.

RODRIGUES, Carlos H. L. A questão do protecionismo no debate entre Roberto Simonsen e Eugênio Gudin. 2005. Dissertação (Mestrado em Economia). Instituto de Economia/Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2005.

SIMONSEN, Roberto. Alguns aspectos da política econômica mais conveniente ao Brasil no período de após-guerra: geografia e política industrial (Conferência pronunciada a 8 de outubro de 1943 no Auditório dos Serviços Hollerith, no Rio de Janeiro). In: ________ . Simonsen e a Operação Pan-Americana. São Paulo: Serviço de Publicações do Centro e Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, 1958.

________ . Evolução Industrial do Brasil e outros estudos; seleção, notas e bibliografia de Edgard Carone. São Paulo: Editora Nacional e Editora da USP, 1973.

________ . A planificação da economia brasileira. In: SIMONSEN, Roberto; GUDIN, Eugênio. A controvérsia do planejamento na economia brasileira; coletânea da polêmica Simonsen X Gudin, desencadeada com as primeiras propostas formais de planejamento da economia brasileira ao final do Estado Novo. Rio de Janeiro: IPEA/INPES, 1977.

________ . O planejamento da economia brasileira. In: SIMONSEN, Roberto; GUDIN, Eugênio. A controvérsia do planejamento na economia brasileira; coletânea da polêmica Simonsen X Gudin, desencadeada com as primeiras propostas formais de planejamento da economia brasileira ao final do Estado Novo. Rio de Janeiro: IPEA/INPES, 1977.

________ . História econômica do Brasil: 1500/1820. 4. ed. São Paulo: Editora Nacional, 1978.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Carlos Henrique Lopes Rodrigues

Curta a página de CADERNOS do DESENVOLVIMENTO


CADERNOS DO DESENVOLVIMENTO é uma publicação do
Centro Internacional Celso Furtado de Políticas para o Desenvolvimento

Av. Rio Branco, 124, sl 1304, Ed. Edison Passos, Centro, Rio de Janeiro-RJ, 20040-001
Tel.: +55(21) 2178-9540
cadernos@centrocelsofurtado.org.br 

Indexado por