Mesa 4 – Crescimento e Distribuição de Renda

Ricardo Bielschowsky, Octavio Rodríguez, Clemente Ganz Lúcio, Márcio Pochmann, Carlos Lessa

Resumo


Ricardo Bielschowsky. Celso Furtado deu três contribuições fundamentais ao estruturalismo, e todas elas têm a ver com a idéia de subdesenvolvimento e com a relação de crescimento e distribuição de renda.
Octavio Rodriguez. Estas notas procuran delinear los contenidos fundamentales de una agenda del desarrollo, en los días que corren. Las bases analíticas principales en las mismas se sustentan provienen de puntos de vista de Celso Furtado atinentes a la temática de la cultura, sintetizada en los primeros ítems.
Clemente Ganz Lúcio. O objetivo a ser alcançado é fazer a sociedade brasileira mais igualitária, sem disparidade de gênero e raça, com a renda e a riqueza bem distribuídas e vigorosa mobilidade social ascendente.
Márcio Pochmann. O método que escolhi para fazer a minha exposição partiu da escolha de quatro referênciais de Furtado para fazer um contraponto com nossa atualidade no Brasil. Inicio com o primeiro ponto a respeito de Celso Furtado, de seu otimismo e de seu compromisso com o Brasil. Isso está expresso nas suas obras, especialmente para quem teve oportunidade de conviver com ele, ou pelo menos, de assistir às suas conferências.
Carlos Lessa. É inquestionável que, nesses 25 anos, o Brasil teve, na melhor das hipóteses, um lento crescimento. Não vou falar de estagnação, porque essa é uma palavra que me cria uma série de problemas, já que interrompe processos, congela estados. Porém, eu queria chamar a atenção para o fato de que houve intensas transformações por baixo desse lento crescimento, as quais se deram menos no espaço da economia e mais no chamado corpo social, político e institucional.
Márcio Pochmann. Estas notas procuran delinear los contenidos fundamentales de una agenda del desarrollo, en los días que corren. Las bases analíticas principales en las mismas se sustentan provienen de puntos de vista de Celso Furtado atinentes a la temática de la cultura, sintetizada en los primeros ítems.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.