A atividade petrolífera como fator de transformações da economia e da estrutura produtiva do Rio Grande do Norte, 1985-2004

João Rodrigues Neto

Resumo


O objetivo do presente trabalho é discutir as questões relacionadas com as transformações que ocorreram na base industrial do Rio Grande do Norte (RN), no período de 1985-2004, resultado da dinâmica imposta pelo setor petrolífero brasileiro. Essas transformações resultaram da nova fase da Petrobras, que se configura com a quebra ou flexibilização do monopólio da exploração e produção do petróleo, de resistência ou superação de uma crise política ou de concepção ideológica. Com a implantação da nova matriz produtiva, a indústria de extração de petróleo marca o início de uma etapa moderna na industrialização do estado do RN. O importante é saber se o dinamismo da atividade petrolífera no Rio Grande do Norte, mesmo que se apresente de forma contraditória como nova planta industrial, foi capaz de modificar o estágio de atraso em que se encontrava a economia. Portanto, a atividade produtiva realizada pela Petrobras foi importante para diversificar a base econômica estadual, com a implantação de novas atividades industriais ligadas à atividade extrativa de petróleo.


Texto completo:

PDF

Referências


Livros

CANO, W. Desequilíbrios regionais e concentração industrial no Brasil. 2ª. ed. Campinas-SP: Editora da UNICAMP, 1998.

GARCIA, O.L. Evolução da economia do Rio Grande do Norte, no período de 1985 a 2004. Natal: Secretaria de Estado da Tributação – Rio Grande do Norte, 2006. (Relatório para o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento).

IBGE. Conceitos e definições. Rio de Janeiro: IBGE, 1996 e 2005.

MATTOSO, J. O Brasil desempregado. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 1999.

MOREIRA, R. O Nordeste brasileiro: uma política regional de industrialização. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.

TRINDADE, G.M. A fruticultura irrigada no projeto Baixo-Açu: uma análise da eficiência na irrigação. Natal: UFRN, 2004.

VIDAL, J.W.B.; VASCONCELOS, G.F. Petrobrás, um clarão na história. Brasília: Sol Editora, 2001.

Dissertação, tese e monografia

SILVA, F.T. Reestruturação produtiva na Petrobrás e ação sindical dos petroleiros no RN. Dissertação (mestrado). Natal: UFRN, 2005.

SOBRINHO, Z.P. Reestruturação produtiva e terceirização: o caso dos trabalhadores das empresas contratadas pela Petrobrás no RN. Dissertação (mestrado). Natal: UFRN, 2006.

Documentos eletrônicos

IBGE. Censo demográfico do Rio Grande do Norte – 1970-2000.

http: www.//ibge.gov.br

______. DIRETORIA DE PESQUISAS, DEPARTAMENTO DE CONTAS NACIONAS. Contas regionais do Brasil, 1985-2005: informações por unidades da federação. Rio de Janeiro: IBGE, 2005 (CD-ROM).


Apontamentos

  • Não há apontamentos.