Reflexões sobre a formação do pensamento desenvolvimentista na Amazônia: uma análise da trajetória e produção intelectual de Armando Dias Mendes

Danilo Araújo Fernandes, David Borges Reis e Silva, Henrique Pereira Mascarenhas

Resumo


Este trabalho reconstitui a trajetória intelectual e profis­sional de um dos expoentes da reflexão sobre as poten­cialidades do desenvolvimento da região Amazônica, professor Armando Dias Mendes. Inspirado na corrente de pensamento que substanciou a ideologia de superação do atraso brasileiro pela industrialização — o desenvolvi­mentismo —, Armando Mendes iria formular uma estra­tégia própria para a região, contrapondo-se a uma impo­sição “civilizatória” desmedida ao espaço regional. Em outras palavras, ele avaliou a necessidade de (re)significa­ção do papel da região amazônica não como um simples lugar de usos e abusos, mas como digna de receber tra­tamento especial que considerasse sua heterogeneidade e (re)descoberta de suas potencialidades. Finalmente, Armando Mendes inscreveu na história o papel de pro­tagonista das vozes amazônicas que precisavam ser ouvi­das, pela criação do Centro de Excelência do Pensamento Amazônico sobre Desenvolvimento, capaz de dar vazão frutífera às aspirações regionais.

Texto completo:

PDF

Referências


BIELSCHOWSKY, R. O pensamento econômico brasileiro: o ciclo ideológico do desenvolvimentismo. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996.

CAVALCANTI, M. B. Da spvea à Sudam: 1964- 1967. Belém: Sudam, 1967.

COSTA, F. A. Ecologismo e questão agrária na Amazônia. Belém: Sepeq/Naea, 1992.

FERNANDES, D. A. A questão regional e a formação do discurso desenvolvimentista na Amazônia. Tese (doutorado) — Naea, 2011.

FONSECA, P. C. D. Desenvolvimentismo: a construção do conceito. In: CALIXTRE, A. B.; BIANCARELLI, A. M.; CINTRA, M. A. M. Presente e futuro do desenvolvimento brasileiro. Brasília: Ipea, 2014.

LIMA, M. C. Os boêmios cívicos. A assessoria econômica-política de Vargas (1951-1954). 1ª. ed. Rio de Janeiro: Centro Internacional Celso Furtado de Políticas para o Desenvolvimento, 2013.

MARQUES, G. S. Estado e desenvolvimento na Amazônia: a inclusão amazônica na reprodução capitalista brasileira. Tese (doutorado) — UFRJ, 2007.

MENDES, A. D. Introdução ao planejamento regional brasileiro, vol. 1. Salvador: Instituto de Economia e Finanças da Bahia, 1958.

______. MENEZES, A. V. C.; DUARTE, C. S. M. Linhas de ação para a valorização econômica da Amazônia. In: Revista de Ciências Jurídicas, Econômicas e Sociais. Belém, 1 (1), p. 15-44, abr, 1963a.

______. Uma nova política de valorização da Amazônia. In: Revista de Ciências Jurídicas, Econômicas e Sociais. Belém, 1 (2), p. 147-156, out, 1963b.

______. [1974] A invenção da Amazônia: alinhavos para uma história de futuro. 3ª ed. Belém: Banco da Amazônia, 2006.

______. Os investimentos privados e a política financeira do governo. In: Problemática da Amazônia. Biblioteca do Exército: publicação 415, vol. 90, 1971.

______. A casa e suas raízes: ensaios sobre ecologia, economia e “ecomenia”. Belém: Cejup, 1996.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.